Site icon Rádio Boa Nova

Um avião anfíbio médio de combate a incêndios Fire Boss, sofre acidente na barragem de Castelo do Bode.

Um avião anfíbio médio FireBoss, de indicativo operacional Alfa 8, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu esta tarde um acidente quando efetuava uma manobra de scooping na barragem de Trizio, no concelho da Sertã, acabando por fazer uma amaragem na zona de Ponte do Vale da Ursa, na barragem de Castelo do Bode

Segundo ainda a nota de imprensa da ANEPC, o alerta foi dado às 16h46, tendo sido acionados os meios de socorro, onde se incluiu um avião de reconhecimento e um helicóptero de reconhecimento, avaliação e coordenação ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que de imediato reconheceram o local por forma identificar a localização do acidente. O piloto saiu ileso, havendo a registar apenas danos matérias.

A aeronave estava estacionado em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural na freguesia de Abiul, concelho de Pombal, distrito de Leiria.

As causas do acidente serão apuradas pelas entidades com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves.

O incêndio em Pombal está a ser combatido por 219 bombeiros, 62 meios terrestres e seis meios aéreos.

Atualização às 11h37- 4 julho 2019:

Entretanto, esta manhã, pelas 8h17, o avião que caiu já foi localizado. Seguem-se agora os trabalhos de remoção que se preveem “demorados”. A primeira fase contará com a ajuda de mergulhadores, seguindo-se depois a retirada do avião da água com o auxílio de uma grua.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém especificou, em declarações à agência Lusa, que o avião amarou em Ponta de Vale da Ursa, junto a Dornes.

 

Exit mobile version