Site icon Rádio Boa Nova

Última conferência do FOHRUM discute o papel da tecnologia para combater despovoamento

O último “encontro virtual” do primeiro ciclo de conferências organizado pelo FOHRUM tem por tema “Inteligência Urbana no Desenvolvimento do Interior”. O objetivo é “entender como é que a inovação e as tecnologias podem ajudar a combater o problema do despovoamento e a fixar pessoas no Interior do país”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o FOHRUM anuncia que a conferência “Inteligência Urbana no Desenvolvimento do Interior”, realiza-se este sábado, dia 31 de julho, pelas 18h00. Deste “encontro virtual”, a organização pretende que se entenda “como é que a inovação e as tecnologias podem ajudar a combater o problema do despovoamento e a fixar pessoas no Interior do país”.

Nesta “conversa digital” vai participar Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão e da Rede Aldeias do Xisto. Junta-se ainda a investigadora Sara Fernandes, consultora internacional nas áreas das Smart Cities, Governação Eletrónica e Cibersegurança em mais de 30 países.

À conversa é também convidado Jean Barroca, Líder Global de Modernização Digital do Setor Público, que trabalha “em estreita colaboração” com os líderes do setor público da Deloitte em todo o mundo. Por fim, junta-se ainda André Duarte, um jovem de Oliveira do Hospital que exerce a função de Head of Tech na Ubiwhere, onde desenha e especifica soluções para Smart Cities, IoT e 5G.

A conferência será moderada por Pedro Miguel Coelho e a abertura estará a cargo de Rodrigo Marques.

Segundo Micaela Santos, coordenadora do vetor de Inovação e Tecnologias, a conferência tem como principal objetivo “trazer soluções inovadoras para Oliveira do Hospital, tendo por base estratégias de inteligência urbana”.

A conferência terá a duração de duas horas, pretendendo-se falar sobre “o papel da tecnologia para a resolução de problemas de mobilidade, de sustentabilidade e eficiência energética” e ainda sobre “problemas ambientais, de literacia digital e muito mais”.

O FOHRUM revela que a última conferência do ciclo traz “uma novidade”. “A pré-abertura vai ser marcada pela exibição inédita de vídeos de alguns músicos jovens do concelho”, anunciou.

Nas palavras de Micaela Santos, “esta exibição tem como objetivo promover o trabalho de alguns jovens artistas do concelho, dando-lhes apoio e mais visibilidade”.

Esta vai ser a última conversa do primeiro ciclo de conferências e terá transmissão online e em direto, a partir das redes sociais do grupo FOHRUM, no Facebook e Youtube. O grupo volta a convidar à participação, podendo o público fazê-lo através do chat em direto.

Exit mobile version