Site icon Rádio Boa Nova

UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira inaugurou Memorial “que honra as vítimas do incêndio de 15 de outubro de 2017”

A União de Freguesias (UF) de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, inaugurou, na passada quinta-feira, quando se assinalou três anos após o grande incêndio de outubro de 2017, um memorial que “que honra as vítimas” do trágico acontecimento.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Bruno Amado, presidente da UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, explicou que a ideia surgiu logo após a tragédia, altura em que o seu executivo ainda estava a aguardar para tomar posse. “Este executivo chegou a um consenso de criar algo que fosse um símbolo”, disse, realçando que o memorial é “um marco de esperança e de futuro porque infelizmente foi um cenário de guerra que nunca vivemos”.

O memorial, que se apresenta em forma de árvore, “apresenta uma tonalidade que parece queimada” e lembra três das 13 vítimas mortais do concelho oliveirense, que eram naturais desta União de Freguesias. Segundo o autarca, o nome das vítimas, “a D. Celeste e os irmãos Paulo e João”, estão “cravados” na árvore que se encontra em Vila Pouca da Beira, entre a igreja e a casa mortuária.

À Rádio Boa Nova, Bruno Amado afirmou que, apesar de o trágico incêndio representar “uma data difícil de esquecer”, “temos que superar juntos e renascer”. “Lembrar que esta data foi uma data difícil, mas que possa lembrar que há vida para lá disto”, referiu, mostrando-se preocupado com a “reorganização da floresta”, importante para que não volte a acontecer algo do género.

Exit mobile version