Por força da pandemia originada pela Covid-19, a União de Freguesias (UF) de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira entendeu ser sua missão distribuir máscaras sociais, em todas as localidades e a todos os seus habitantes. A iniciativa decorreu no passado sábado, dia 9 de maio.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a UF adianta que “para que tudo isto fosse possível”, contou “com o trabalho de várias pessoas da freguesia, que desde a primeira hora se prontificaram para ajudar”. “A todos elas, o nosso muito obrigado”, refere.
“É nosso entender que devemos continuar a estar no terreno a acompanhar a situação. A equipa da União de Freguesias estará disponível para auxiliar, todos os seus fregueses, basta contactarem-nos pelos diversos meios que temos disponíveis. O dia de hoje foi muito importante para que as pessoas percebam que são a nossa prioridade e que estamos junto delas”, salienta Rui Coelho, Presidente do Executivo.”
(Atualização) À Rádio Boa Nova, o autarca referiu que o objetivo da ação é “ter toda a população protegida”, pelo que nesta primeira fase foi entregue uma máscara por habitante, estando a ser preparada uma nova distribuição. “Nesta primeira fase entregámos 1400 máscaras. A nossa ideia é fazer a entrega de três mil máscaras no total. Vamos ver como é que as coisas (a pandemia) vão evoluir”, afirmou Rui Coelho, explicando que as máscaras entregues podem ser desinfetadas até três vezes. O material das máscaras foi adquirido pela UF de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira e foram algumas pessoas da freguesia que colaboraram na sua confeção e distribuição.
Na hora de entregar as máscaras pela população, Rui Coelho constatou que as pessoas “ficaram satisfeitas”. “Perceberam que nós nos preocupamos, que estamos atentos e vigilantes”. À Rádio Boa Nova, o autarca contou que, no início da pandemia, a Junta preparou “um carro de som” que percorreu a freguesia a alertar as pessoas para não saírem de casa. Com os funcionário da Freguesia, a Junta presta apoio a 30 pessoas mais idosas, a quem fazem chegar medicamentos e as compras de que necessitam. “São pessoas que estão fora da rede das IPSS”, adiantou Rui Coelho, notando que a Junta está a trabalhar “muito perto com a rede das IPSS” da freguesia, disponibilizando material desinfetante e máscaras cirúrgicas.
À Rádio Boa Nova, Rui Coelho, confirmou a existência de um caso positivo de Covid-19 na União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira. Mostrou-se, confiante de que, por via do novo teste de despistagem realizado, a pessoa que se encontra em isolamento profilático, venha a testar negativo “para voltarmos a estar mais tranquilos”.