Site icon Rádio Boa Nova

UCC Pinheiro dos Abraços assegura cuidados de proximidade há quatro anos

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços assinalou quatro anos de atividade, marcados pela aproximação dos cuidados de saúde junto da população de Oliveira do Hospital, sobretudo no pós incêndio de 15 de outubro.

“Há um antes e um depois do 15 de outubro. Temos que partir e tentar construir um futuro mais risonho. As pessoas estão a precisar de cuidados de proximidade”, referiu à Rádio Boa Nova a enfermeira coordenadora da UCC Pinheiro dos Abraços que, em dia de aniversário, no dia 6 de abril, fazia um “balanço positivo” do trabalho desenvolvido. “Temos chegado a cada vez mais pessoas de forma mais próxima, levando os cuidados à população”, afirmou Alexandra Garcia. No percurso de quatro anos, há a registar “alguns obstáculos”, que têm sido ultrapassados “junto de parceiros e concursos”, conseguindo assim equipamentos necessários para o desenvolvimento da missão da UCC. Exemplo disso, foi o bom resultado no âmbito do projeto “Missão Sorriso” que levou à entrega de uma viatura e outras equipamentos à UCC Pinheiro dos Abraços.

Desde há quatro anos, o trabalho da UCC Pinheiro dos Abraços “é diário” e por vezes aos fins de semana e feriados. Alexandra Garcia faz nota das boas parcerias com os bombeiros, escolas, Segurança Social, Câmara Municipal, entre outros, que “têm ajudado a atingir os resultados”. A UCC Pinheiro dos Abraços é composta por quatro enfermeiros, um assistente técnico e uma assistente operacional, assim como uma técnica de ação social.

“Cuidados de proximidade em situação de catástrofe” serviu de mote ao programa comemorativo do quarto aniversário. Por iss , o local escolhido foi a corporação de bombeiros de Lagares da Beira, “parceira fundamental da UCC”. “Os bombeiros têm um papel fundamental e também foram vítimas do que aconteceu no dia 15 de outubro. Conheço o papel dos bombeiros há muitos anos e têm que ser valorizados”, referiu Alexandra Garcia.

A escolha do local caiu bem junto do presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, António Gonçalves, verificando que são ações como esta que “nos dão alento para continuar a nossa missão”.

Presente no aniversário, o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, Avelino Pedroso, considerou que “não podia ser em melhor altura este aniversário” alusivo “aos cuidados de proximidade em situação de catástrofe”. Deixou uma “palavra de solidariedade para com as vítimas de 15 de outubro e perdas que houve”.

“A saúde passa muito pelos cuidados de proximidade. Após o dia 15 de outubro o importante não era só fazer exames, era estar ao lado das pessoas”, referiu também o diretor da Unidade de Saúde de Oliveira do Hospital, Álvaro Simões, que louvou a “atitude e maneira de estar” de toda a equipa da UCC Pinheiro dos Abraços”.

José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, considerou que a UCC “escolheu bem o tema”. “Oliveira do Hospital passou por uma grande tragédia”, recordou o autarca, notando a perda de 12 vidas humanas, assim como a destruição de bens, a perda de habitações e o consequente desgaste emocional que “obrigou a que o setor da saúde e todos os agentes dessem as mãos” para acorrer as pessoas no pós catástrofe. “Estão 308 pessoas sinalizadas” devido aos “impactos devastadores dos incêndios” referiu José Francisco Rolo.

No que à saúde diz respeito, José Francisco Rolo deu conta da expectativa de “reforço de três novos médicos no Centro de Saúde” decorrente de procedimento concursal, que “vêm suprir parte das necessidades que temos, considerada a lista de utentes que temos em Oliveira do Hospital”.

Exit mobile version