Site icon Rádio Boa Nova

Turismo: “Interior é o luxo do século XXI”, defende Pedro Machado

O presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP) defendeu, esta manhã, que o interior do país é o “luxo do século XXI”.

A participar na Webinar promovida pela Eptoliva, Pedro Machado deu o exemplo do Aqua Village como sendo uma “das melhores unidades” localizadas em “sítios improváveis”.

O setor do Turismo foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19 no país e no mundo. Porém, numa altura de desconfinamento, o presidente da Turismo Centro de Portugal, verifica que, “não sendo uma boa notícia, provavelmente o Covid colocou no radar da procura do mercado nacional, produtos, marcas e destinos como o Centro de Portugal que não teríamos oportunidade como a que estamos a viver”.

Esta manhã, Pedro Machado quis, assim, deixar “um sinal proativo e positivo do que temos pela frente”. “A ideia de estarmos todos os dias a lamentar-nos não nos leva a lado nenhum”, defendeu o responsável, explicando que, por isso a TCP avançou, com as três campanhas: “Ainda Há Tempo; Chegou o Tempo; Vida é Agora”, numa estratégia de comunicação dirigida aos que “queremos trazer para cá”, que são “as viagens em grupos mais pequenos, a procura por alojamentos horizontais a ideia de pequenos eventos e procura de maiores espaços”.

Pedro Machado recuperou o que já tinha antecipado de que “o interior é o luxo do século XXI”. “Não tenham dúvidas”, reforçou, destacando o caso particular do Aqua Village, localizado nas Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital. “São as nossas melhores unidades, com os preços mais caros em sítios improváveis, que estão com 100 por cento de taxa de ocupação, contrariamente aos circuitos urbanos e aos hotéis associados às cidades, ou às nossas praias oceânicas. Podem-me ajudar a transformar esta região no luxo do século XXI, não é o luxo asiático, não é o luxo amarelo, mas é o luxo que nos traz felicidade”, concluiu.

O presidente da TCP falava assim na sessão de abertura da Webinar “Juntos pelo Turismo a Caminhar pelo Futuro”, no âmbito do ciclo de conferências Epto Futuros, destinada à divulgação do Curso profissional de Técnico de Turismo.  “É uma aposta consolidada da escola. É um curso que teve sempre alunos e faz um trabalho muito  importante na promoção não só da região, mas também dos locais onde vamos e partilhamos visitas técnicas”, afirmou o presidente da Adeptoliva.  Daniel Costa adiantou que “este é daqueles cursos, em que os alunos gostam do curso e há sempre novos alunos a entrar”. Pese embora o momento atual, o responsável, acredita que “este ano não será diferente porque estamos convencidos de que, apesar de tudo o que se tem falado sobre Turismo, certamente o Turismo continuará a ter grande futuro e continuará a ser uma aposta para os mais novos”.

A ideia é darmos um sinal de esperança de que temos todas as condições par voltar a ser um país rico na atividade turística e, que esta é uma área de formação que também nós aconselhamos e que tem futuro”, defendeu.

Vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e presidente da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), José Francisco Rolo, defendeu esta manhã o “turismo em família”, os “espaços seguros” e o regresso ao “small is beautiful – o pequeno é belo”. Para o responsável “o Turismo não é futuro, é o presente da região e do país”. “É um setor de atividade fundamental, não só pela riqueza que cria, mas pelo número de postos de trabalho que cria, pela possibilidade que cria de conservar a paisagem e os recursos o naturais. Tem permitido conservar aldeias, a paisagem, recurso naturais. É com esta base que permitimos esta forma turística diferenciada e altamente qualificada”, considerou o presidente da ADIRAM.

Na Webinar “Juntos pelo Turismo a Caminhar pelo Futuro” dinamizada através da plataforma Zoom e transmitida em livestreaming pelo facebook participaram também: Raúl Ferreira, presidente da ADHP, Francisco Cruz, diretor geral do Aqua Village, Dina Cruz, Técnica Museológica do Museu do Pão e Graça Reis, Diretora Geral do Museu do Pão. O evento foi moderado por Gina Sousa, diretora do Curso de Turismo e Cláudia Carvalho, formadora da área técnica do curso de Turismo.

Exit mobile version