O concelho de Oliveira do Hospital foi ontem palco da prova TriCross do Alva, uma modalidade de Triatlo Todo-o-Terreno, que abrange três desportos distintos, a Natação, o Ciclismo e o Atletismo.
Este Triatlo contou para o Circuito Norte Jovem de Triatlo, onde cada escalão, desde os Benjamins até aos Cadetes, realizou as suas provas com as distâncias adequadas a cada idade. Para além da participação jovem, a prova dos Juvenis e Cadetes foi aberta ao público em geral, para quem quisesse experimentar o “Triatlo”, com distâncias que entusiasmaram a curiosidade de quem gosta de nadar, andar de bicicleta e correr.
A prova realizou-se com a co- organização do Clube Atlético de Oliveira do Hospital, Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira e a Delegação Norte da Federação Portuguesa de Triatlo.
À Rádio Boa Nova, Rafael Gomes, vice-presidente do Clube Atlético de Oliveira do Hospital destacou a importância da prova no concelho de Oliveira do Hospital e a intenção de que se venha a repetir em próximos anos.
O Tricross do Alva contou com o apoio da empresa de confeções da Acorfato e de duas empresas que promovem o desporto em Oliveira do Hospita, a loja de artigos desportivos “O Atleta” e o Centro Desportivo “RDSports”.
Na iniciativa marcaram presença dois “Grandes Nomes” da modalidade do Triatlo Cross, Octavio Vicente (Clube Amiciclo de Grândola), que no passado dia 2 de Junho foi 3º no XTerra Portugal e Tiago Maia (Clube Sporting de Espinho – SPDE – Triatlo), foi 5º no Xterra Portugal. O Xterra integra o Circuito Mundial de Triatlo Cross onde participam os melhores do mundo desta modalidade, e uma das etapas realiza-se todos os anos em Portugal na Golegã.
O Tricross do Alva contou com a participação de cerca de mais de 100 atletas entre jovens e adultos. Para a organização, a iniciativa resultou num “sucesso para a promoção do Desporto, Turismo e a Restauração da região”.