O Tribunal de Coimbra vai julgar um homem de 53 anos que, em fevereiro do ano passado, terá abusado da mãe, uma mulher de 70 anos, na sua casa em Fiais da Beira,…
… no concelho de Oliveira do Hospital. O homem é ainda acusado de roubo, sequestro e coação em ambiente familiar.
Segundo notícia avançada pelo Diário de Coimbra, que teve acesso à acusação do Ministério Público, o homem que aguarda julgamento em prisão preventiva, já tinha cumprido pena de prisão em Espanha, país onde esteve nos últimos 20 anos sem contactar com a família. Em liberdade condicional, o homem regressou a Portugal em 2014, chegando a ameaçar a mãe e o seu companheiro com um machado e a extorquir a quantia de 300 euros. Regressou a Espanha e depois de finalizar a pena de prisão em Espanha, voltou à casa da mãe no final de 2015. Em fevereiro do ano seguinte (2016), numa altura em que a mãe, após falecimento do companheiro, passava por problemas depressivos e de alcoolismo, o homem abusou sexualmente da mãe que, segundo o Ministério Público, “não possuía capacidade e discernimento necessários para se opor aos seus atos”. Entre outras abordagens à mãe, o homem ameaçou também os irmãos, situação que motivou queixa na GNR que o retirou da habitação. Revoltado, o homem regressou à habitação e ameaçou a mãe e os irmãos com uma faca e obrigou-os a ficar, durante horas, numa varanda ao frio e à chuva, com o propósito de os levar a retirar a queixa.
O homem acabou por ser detido e sujeito a prisão preventiva acusado pelo Ministério Público de crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência incorrendo numa pena até 10 anos de prisão. Responde ainda pelos crimes de importunação sexual, dois por roubo agravado, um de coação agravada na forma continuada e dois por sequestro.