Site icon Rádio Boa Nova

Três dias de luto nacional. As três mais altas figuras do Estado vão ao funeral do Papa

© Maria João Gala / Global Imagens

O Presidente da República anunciou, ao final da manhã desta terça-feira (22), que o luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco deverá ser de 24 a 26 de abril, dia do funeral, mantendo-se a sessão comemorativa do 25 de Abril na Assembleia da República.

“O luto nacional vou assiná-lo agora, estou à espera do diploma do Governo, e será, em princípio, do dia 24 ao dia 26, que é o dia do funeral”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à porta da Nunciatura Apostólica da Santa Sé em Lisboa, onde assinou o livro de condolências pela morte do Papa.

O chefe de Estado referiu que este período de luto nacional inclui a data de 25 de Abril – feriado do Dia da Liberdade em Portugal – e acrescentou que “a ideia da Assembleia da República é manter a sessão, começando por um voto de pesar pela morte do Papa Francisco”.

O Presidente da República viaja para Roma após a sessão do 25 de Abril na Assembleia da República, para estar presente no funeral do Papa, acompanhado pelo presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco e o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

A delegação portuguesa incluirá ainda o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

Exit mobile version