A Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, implementou uma medida de incentivo à natalidade.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a iniciativa tem como objetivo “apoiar as famílias da freguesia e fixar jovens”.
Através desta medida, o executivo liderado por Nuno Santos atribui 1000 Euros a cada família que acabe de ter um filho. O incentivo é repartido por três anos para “que a família fique fixada na freguesia”. “No primeiro ano, assim que a criança nasce, a família recebe 500 Euros. No segundo e terceiro anos, o agregado recebe 250 Euros em cada”, explica o autarca.
De acordo com Nuno Santos, “esta política de investimento social já permitiu a atribuição de apoios a duas famílias”. “Este executivo espera assim poder contribuir para um maior incentivo à natalidade na freguesia, fixar jovens e tornar esta freguesia um local mais atrativo para quem cá reside e para novos residentes que aqui se queiram instalar”, lê-se na nota.
Segundo o executivo, “esta medida dá sequência a uma das ações emblemáticas que tinha previsto no manifesto eleitoral, sempre com o foco no apoio às famílias” “As pessoas serão sempre a prioridade da nossa atuação”, afirma Nuno Santos.
O presidente da Junta de Freguesia adianta que o “regulamento da medida foi aprovado em Assembleia de Freguesia por maioria, com os votos a favor dos eleitos do PS e os votos contra dos eleitos pela coligação PSD/CDS-PP”.