O SIT FLEXI – Transporte de Passageiros Flexível a Pedido – da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) atingiu recentemente as 10.000 reservas, em 18 municípios da Região de Coimbra, foi hoje anunciado.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, esta solução de transporte e mobilidade está a dar resposta às necessidades e especificidades de mobilidade dos cidadãos que residem em zonas de baixa densidade demográfica da Região de Coimbra, permitindo uma melhoria significativa das condições de mobilidade e acessibilidade da população que reside em zonas mais rurais.
O SIT FLEXI, como é referido, além de melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade dos cidadãos, tem, igualmente, um elevado cariz social e tem sido um importante elemento potenciador da coesão territorial, diminuindo as disparidades e as desigualdades sociais.
Com a implementação deste serviço a CIM-RC atingiu um dos seus objetivos estratégicos mais significativos na área de transportes e mobilidade, que passa por garantir que todos os cidadãos da Região de Coimbra tenham acesso à rede de transportes, seja via autocarro, seja via Transporte Flexível a Pedido (SIT FLEXI).
O SIT FLEXI não está direcionado a uma faixa etária particular. No entanto, de acordo com os resultados de um inquérito efetuado, o perfil do utilizador do serviço é a população mais idosa (>65 anos), que apresenta limitações ao nível da mobilidade e que se encontra a residir em zonas isoladas e rurais, onde a cobertura da rede de transportes é escassa ou inexistente. O SIT FLEXI acaba por ser o único elo de ligação desta franja da população ao centro dos municípios, permitindo e facilitando o acesso a serviços básicos (cuidados de saúde, mercado, serviços públicos,etc.). O SIT FLEXI tem, atualmente, 1032 utilizadores registados.
O serviço encontra-se implementado em 18 municípios da Região de Coimbra: Pampilhosa da Serra, Góis, Penela, Mira, Cantanhede, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz, Soure, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo, Tábua, Arganil e Oliveira do Hospital.
Atualmente, o serviço tem mais de 153 rotas planeadas e tem paragens em mais de 630 lugares distribuídos pelos 18 municípios. A operacionalização do serviço é realizada em parceria com mais de 130 taxistas da Região de Coimbra.
O projeto é apoiado pelo Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), que financia as autoridades de transporte para o desenvolvimento de ações que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e a expansão da rede de transportes.