Os trabalhos de recuperação estrutural da galeria hidráulica da ribeira de Amandos, no centro de Arganil, vão implicar condicionamentos de trânsito na rotunda central da vila e na Avenida das Forças Armadas até ao final do mês de maio, previsivelmente.
O sentido do trânsito passa a fazer-se de forma descendente, entre a rotunda Dr. Homero Pimentel e a rotunda central, junto ao Posto de Turismo. Até meio da artéria, a circulação efetua-se de forma normal, sendo que a partir do meio do troço os carros são encaminhados para o sentido contrário, garantindo a sua chegada à rotunda do Posto e Turismo.
As viaturas deixam, assim, de circular no sentido ascendente, mas a alternativa está assegurada pelas ruas Visconde Sanche de Frias e Dr. Alberto Moura Pinto, que garantirá o acesso à rotunda Dr. Homero Pimentel.
O acesso ao comércio na Avenida dos Bombeiros Voluntários Argus será efetuado através de um corredor delimitado, no lado direito da frente de obra (sentido rotunda do Posto de Turismo > Câmara Municipal). Sempre que necessário e oportuno, por forma a serem realizadas operações de carga e descarga de materiais inerentes ao comércio contiguo à frente de obra afetada, serão facultados os acessos aos mesmos.
Os trabalhos previstos no troço entre as duas rotundas incluem a demolição e reconstrução da galeria hidráulica subterrânea e a construção de infraestruturas de água e saneamento. Numa segunda fase, serão executados os trabalhos à superfície, no espaço público, nomeadamente a requalificação de passeios, pavimentação da avenida e construção de passadeira sobrelevadas.
O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, lamenta os constrangimentos que a obra tem tido na vida das pessoas e dos comerciantes, mas está certo de que os trabalhos estão a decorrer dentro da normalidade possível, tendo em conta “o nível de complexidade muito significativo” associados à intervenção. “Os trabalhos estão a ser desenvolvidos “de forma planeada, organizada e consciente dentro do que é possível numa obra com estas características, que implica a reconstrução de um canal subterrâneo”.
Relembre-se que, em 2019, uma avaliação da segurança realizada à estrutura evidenciou problemas nas lajes de cobertura, resultantes do avançado estado de corrosão das armaduras. Foram registados níveis de degradação tão elevados que em alguns locais se poderia traduzir no colapso eminente da plataforma viária.
A obra em curso envolve um investimento global de 1,4 milhões de euros, sendo que 661 mil euros são financiados pelo React-EU FEDER, 330 mil euros pelo Centro 2020 FEDER e 409 mil euros são suportados diretamente pelo Município de Arganil.