Site icon Rádio Boa Nova

Tradição e Inovação na Feira do Queijo Serra da Estrela em Seia

A Câmara Municipal de Seia promove, no fim-de-semana do Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, mais uma edição da Feira do Queijo.

A mostra tem como principais objetivos “a valorização e promoção da marca do Queijo Serra da Estrela, da sua cadeia de valor e dos seus agentes diretos, setor com forte expressão no concelho, e, intrinsecamente, a dinamização da atividade turística da serra da Estrela”.

“Ter um evento que complemente a diversão do Carnaval e uma vinda à neve, com o produto que foi eleito pelos portugueses como o melhor dos melhores, constituem motivos mais do que suficientes para visitar Seia”, refere a autarquia senense em comunicado

De entre as principais novidades para este ano, o Município destaca a ampliação da área coberta no espaço envolvente ao mercado municipal, oferecendo mais conforto aos expositores e visitantes, e a aposta na cozinha a vivo, que nesta edição, para além da utilização de produtos locais, dá visibilidade aos restaurantes locais. Assim, resultante do desafio lançado aos empresários, o programa integra a confeção de pratos comummente associados à atividade pastorícia, que por sua vez podem ser regularmente degustados nos próprios restaurantes. Por sua vez, os produtores de queijo e enchidos apresentarão petiscos e doces inspirados nos próprios produtos.

“A proposta é para saborear os produtos regionais, onde o Queijo Serra da Estrela assume maior protagonismo, mas de que são indissociáveis produtos como o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel”, refere.

Aos sabores de montanha, associam-se saberes elencados nos valores tradicionais da pastorícia, uma vez mais representados na recriação da Quinta do Pastor, mas também nas mostras do Cão Serra da Estrela, fiel aliado do pastor. Assistir às demonstrações da ordenha da ovelha ou às produções ao vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia e do Enchido de Seia são outras das sugestões do programa delineado para os quatro dias. Num ambiente de festa e muita animação, onde não faltará a música tradicional, a feira proporciona igualmente oportunidades de degustação, nas tasquinhas, e de compras num leque diversificado de expositores de artesanato e de produtos da terra. Do vasto programa, destaque ainda para o desfile de moda com expositores presentes na feira, com primazia para as capas de burel, acessórios tradicionais e calçado artesanal.

A feira abre todos os dias às 10h e termina às 22h, à exceção da terça-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 18h.

 

Exit mobile version