Site icon Rádio Boa Nova

Torneio 24 Horas: PIDS pretende “promover o desporto, a igualdade, o respeito, a emoção e a amizade”

É já este fim-de-semana, 13 e 14 de julho, que se realiza o “5º Torneio 24 Horas” na freguesia do Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital que, para além de promover o desporto, pretende “salientar valores importantes” como a “igualdade, o respeito, a emoção e a amizade”.

Júlio Mendes, presidente da direção da PIDS- Partilha Inspiração, Associação Juvenil de Dinamização Social, à Rádio Boa Nova adiantou que a iniciativa, que já vai na 5ª edição, surgiu “quando se juntou o primeiro grupo de jovens”, muitos deles “ligados ao futsal”.

Segundo o responsável, o torneio, que conta com “muita gente envolvida” pelo número de horas que decorre, reúne “o máximo de oito equipas para que não haja a necessidade de fazer jogos entre as 12h00 e as 16h00 de domingo devido ao calor”.

“Cada equipa faz, no mínimo, quatro jogos, entre as 20h00 de sábado e as 20h00 de domingo. Existe a primeira fase de grupos, onde se qualificam os dois primeiros de cada grupo que disputam, entre si, as meias-finais e depois a final, às 20h00 de domingo”, explicou.

À Rádio Boa Nova, Júlio Mendes referiu que o “Torneio 24 Horas” conta com participantes da região, contudo “a maior parte dos jogadores são da freguesia”.

A dois dias do evento, já estão inscritas oito equipas, com dez jogadores cada, o que representa a participação de 80 pessoas.

Júlio Mendes salientou ainda o “trabalho fantástico” realizado pelos 23 jovens da Associação que se dedicam “sem receber nada em troca”.

“Liga-te à Freguesia” é o lema da PIDS que, nesta iniciativa, pretende “promover o desporto e “salientar valores importantes” como a “igualdade, o respeito, a emoção e a amizade”. Prova disso é a realização de um jogo feminino, a decorrer às 22h00 de sábado.

Apesar de o “convívio” e o “lazer” serem as grandes componentes do evento, há ainda a entrega de prémios no “Torneio 24 Horas” do Seixo da Beira. De acordo com o presidente da direção, serão entregues “troféus e prémios individuais”, assim como “prémios ao primeiro e segundo classificado, no sentido aumentar a competitividade”.

A “promoção e a proteção do ambiente” são questões que têm sido defendidas pela PIDS e, por isso, este ano, a Associação tem ao dispor copos recicláveis no torneio.

Com expectativas elevadas, Júlio Mendes afirma que é um evento “recompensador”. “É um fim-de-semana muito cansativo, mas quando chegamos ao domingo à noite é claramente recompensador. Se não fosse, não seguíamos para a quinta edição”, concluiu.

Oiça a entrevista »»»

Exit mobile version