Site icon Rádio Boa Nova

Torne a Sua Casa Mais Eficiente em Cinco Passos

E se a sua casa estiver a fazer com que perca dinheiro? É muito provável que sim. Afinal, a eficiência das casas portuguesas não é propriamente a grande mais-valia da nossa habitação.

Segundo dados revelados, no início de 2023, pela Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética, estima-se que haja entre um e três milhões de portugueses a viver em pobreza energética. 700 mil estão numa situação ainda mais grave: severa pobreza energética.

Em resultado disso, as soluções para contrariar este cenário vão-se multiplicando. É certo que não pode reconstruir a sua casa. Mas, com umas abordagens mais complexas que outras, são várias as opções que pode adotar na sua habitação.

A pensar nisso, construímos um guia para que torne a sua casa mais eficiente em cinco passos. 

1.       Escolha janelas eficientes

Pode ser surpreendente o impacto que as janelas têm no conforto da sua casa: melhorias térmicas, acústicas e na fatura. Tecnicamente falando, as janelas que melhores resultados trarão à sua habitação são de caixilho em PVC ou alumínio e com grande capacidade de evitar a entrada de ar. Assim, conseguirá evitar a entrada de frio nos meses de inverno e calor no verão.

A utilização de vidro duplo também é importante para a insonorização do ruído que lhe chega do exterior.

2.       Aproveite a luz natural

E por falar em janelas, não pode desperdiçar a luz natural que lhe entra pela casa. Especialmente se tiver boa orientação. Se a sua casa está virada para sul, então saiba que está na posição ideal.

Mais do que deixar entrar a luz solar para evitar recorrer à elétrica, deve privilegiar um interior pintado em tons de branco. Desta forma, as paredes e tetos irão refletir mais facilmente a luz que vem lá de fora ajudando a tornar o seu lar mais quente durante o inverno.

3.       Dê uma oportunidade aos painéis solares

Não só de iluminação (natural) se faz o sol. De energia também e, para isso, só precisa da ajuda dos painéis solares. Embora de investimento inicial considerável, os painéis solares são um verdadeiro amigo da carteira e do ambiente. Uma alternativa sustentável que pode ajudar a reduzir até 60% do consumo de energia doméstico.

Para além disso, os seus custos de manutenção são reduzidos pelo que, depois da instalação inicial, pouco mais se terá de preocupar com eles.

Com a instalação dos painéis solares para autoconsumo, tem apenas de ter em atenção o cumprimento da lei. Existem normas sobre o controlo de produção.

4.       Tenha bom isolamento

O isolamento é das características mais importantes para ter uma casa agradável. E, provavelmente, um dos grandes problemas das casas portuguesas. É ele que vai regular e manter a temperatura da sua casa estável ao longo de todo o ano.

A juntar à boa qualidade das janelas, o revestimento do edifício trará resultados verdadeiramente aconchegantes. Para isso, deve priorizar a cobertura, uma vez que é a partir daí que se dá a maior fuga de calor. Seguem-se as paredes e portas.

Tudo somado, com estes cuidados, poderá vir a reduzir as despesas com a climatização em 10%.

5.       Eletrodomésticos, lâmpadas e aquecimento

 A eficiência dos eletrodomésticos já não é novidade. Mas é algo que nunca se deve esquecer no momento de trocar aquele frigorífico que deixou de funcionar. O exemplo não foi aleatório, porque são os eletrodomésticos de maior dimensão que merecem mais a sua atenção.

O que também não é novidade é o uso de lâmpadas de baixo consumo. Falamos das LED. São mais caras, é certo, mas podem durar até 25 anos e oferecer muita poupança com a iluminação.

Outro fator importante a considerar é o aquecimento. Se gosta deste reforço extra para a climatização da sua casa, deve optar pela qualidade dos equipamentos e pela eficiência energética. Estamos a falar de um equipamento com um grande impacto na sua fatura mensal, por isso, a escolha pelo ar condicionado é a decisão mais acertada. Embora mais caro, é mais eficiente do que qualquer eletrodoméstico que possa comprar para o mesmo fim.

Com apenas estas cinco dicas, vai conseguir transformar a performance da sua casa, tornando-a mais eficiente.

Embora algumas soluções representem um investimento inicial significativo, pode sempre considerar opções como as de crédito consolidado 120 meses, a somar aos apoios estatais previstos.

E aí em casa, já adota alguma destas medidas?

Exit mobile version