Site icon Rádio Boa Nova

Tondela: 51 das 125 casas destruídas pelos incêndios já foram reconstruídas

Cinquenta e uma das 125 casas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 no concelho de Tondela já foram reconstruídas.

Os dados foram revelados por Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, e José António Jesus, presidente da Câmara de Tondela, depois de realizaram visitas a habitações danificadas pelos incêndios, esta quinta-feira.

Em declarações aos jornalistas, Ana Abrunhosa negou a existência de irregularidades no processo em Tondela e no resto do país.

“Burlas, não há. Se há, quem declara não são os meios de comunicação ou a CCDR, mas são os tribunais”, afirmou, reiterando que nunca enviou qualquer processo para o Ministério Público.

Ainda assim, Ana Abrunhosa reconheceu que a CCDR Centro já teve de intervir em situações que foram relatadas à instituição.

“Recebemos três denúncias relativas a quatro casas no nosso site. Dessas, anulámos um apoio porque verificámos que a pessoa vivia na casa do filho há algum tempo. Este caso não é em Tondela. Mantivemos os outros dois apoios e ainda estamos a averiguar a outra denúncia”, contou.

A dirigente admitiu que a CCDR já anulou cerca de meia centena de processos porque não estavam de acordo com alguns dos requisitos exigidos para a reconstrução das habitações.

“Havia algumas pessoas que se candidataram aos apoios que estavam em lares e outras pessoas que descobriram que os seus seguros não cobriam os danos e comunicaram-nos a situação. Descobrimos que mais algumas pessoas estavam a viver há um ou dois anos em casa dos filhos, mas estamos a falar de situações em que elas tinham domicílio fiscal nas casas”, disse.

Denúncias à parte, durante a visita da presidente da CCDR Centro, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, não escondeu a satisfação com a evolução das reconstruções. “Neste momento estão nesta empreitada um número muito significativo de reconstruções, sensivelmente 70 habitações mais as 32, 34 que tiveram apoio até 25 mil euros”, revelou.

Das residências que receberam apoios diretos, adiantou o autarca, estão concluídas mais de duas dezenas. Relativamente às casas que receberam reconstrução total, José António Jesus disse que três estão concluídas, havendo “outras que estão a aproximar-se, a uma velocidade muito rápida, do seu acabamento”.

No total, das 800 casas que arderam nos incêndios de há mais de um ano na região Centro do país, 400 já foram concluídas e entregues aos proprietários.

Fonte: Jornal do Centro

Foto: Diário de Leiria

Exit mobile version