Site icon Rádio Boa Nova

“Tomar posse como presidente da Câmara constitui uma das maiores responsabilidades e uma das maiores honras”

 José Francisco Rolo afirmou, ontem, que “tomar posse como presidente da Câmara Municipal” de Oliveira do Hospital “constitui uma das maiores responsabilidades e uma das maiores honras” que já teve.

Na cerimónia da Tomada de Posse, decorrida no espaço exterior aos Paços do Município, o mais recente eleito para decidir os destinos do concelho oliveirense prometeu “caminhar lado a lado com as pessoas, com todas as freguesias e localidades”, estando “grato” pela “confiança que foi dada pelas populações e expressa no recente ato eleitoral”.

“Queremos prestar serviço ao nosso concelho e a todos os que nele habitam, estudam, trabalham, investem e criam riqueza”

O novo presidente do Município de Oliveira do Hospital defendeu que a equipa que lidera “tem um vasto trabalho pela frente e é uma equipa experiente e preparada para os desafios que tem em mãos”.

“Teremos, garantidamente, uma Câmara Municipal de porta aberta”.

O autarca, que nos últimos 12 anos assumiu o papel de vice-presidente da autarquia, afirmou que “nas últimas eleições autárquicas venceu Oliveira do Hospital”. “A nossa bandeira, a nossa cor, o nosso partido são o concelho de Oliveira do Hospital”, vincou.

Agora “é tempo de trabalhar incansavelmente para servir o concelho de Oliveira do Hospital, com responsabilidade, moderação e ambição”, nas mais diversas áreas como o emprego, a saúde, a habitação, a educação, a cultura, a proteção social, o ambiente e a proteção de pessoas e bens”.

José Francisco Rolo defendeu que a Câmara Municipal que agora lidera continuará a “facilitar a criação de oportunidades de investimento”, com o “apoio aos empresários e aos empreendedores”, contribuindo para que se gere “mais e melhores oportunidades de negócios e de emprego”.

“Não poderá haver fixação de pessoas e combate à perda de população sem haver novas oportunidades de emprego e investimento, seja público, seja privado”.

O novo presidente não deixa esquecer que Oliveira do Hospital é um “concelho produtivo e um concelho exportador”. “Oliveira do Hospital é marca”, frisou.

“O desenvolvimento económico e empresarial é prioridade da nossa governação”.

Na área da educação, o eleito pelo Partido Socialista nestas últimas eleições, considera que “a economia não sobrevive sem pessoas e sem profissionais qualificados” e, por isso, o novo executivo quer “dar uso às novas competências que o Município terá para criar uma ligação direta entre as empresas e as escolas”.

“A educação tem de ser, inevitavelmente, uma prioridade. Educação é investimento reprodutivo”.

Para receber novos jovens estudantes, a equipa que José Francisco Rolo lidera dará “início a uma nova política de habitação”. Adiantou que o Município “tem em marcha a sua Estratégia Local de Habitação, que permitirá aceder ao programa 1.º Direito, destinado ao alojamento de famílias vulneráveis”.

Sobre o território, o autarca destaca a “a revitalização das aldeias” que será feita através da “recuperação de imóveis degradados”, “criando novos locais de habitação”.

“Vamos esforçar-nos para que ninguém fique para trás”.

Sobre o IC6, José Francisco Rolo garante que o executivo estará “vigilante e atento ao concurso e ansiado avanço das obras de conclusão, que terá de ser uma realidade, com 30 anos de atraso”.

Na saúde, o novo presidente da autarquia promete uma “luta pela melhoria dos cuidados de saúde prestados às populações”. Por outro lado, garantiu que serão “diligentes no ordenamento e na preservação da floresta, para recuperar o património natural e paisagístico”. Destacou, ainda, o reforço dos “programas e políticas de apoio às famílias, nomeadamente o incentivo à natalidade”.

“Daremos o nosso melhor para estar à altura das expectativas que depositaram em nós. Vamos ao trabalho. O futuro começa hoje, com confiança e com responsabilidade”.

Na ocasião, José Francisco Rolo realçou que é “uma honra e uma responsabilidade acrescida dar continuidade ao trabalho iniciado por José Carlos Alexandrino”.

“Aprendi, com o presidente Alexandrino, lições valiosas de humanismo, solidariedade e lealdade, e vou agradecer-lhe sempre pela dedicação à causa pública, de que foi um exemplo nestes 12 anos que serviu obstinadamente o concelho de Oliveira do Hospital, a região de Coimbra e o seu país. Um homem que exerceu o seu mandato com enorme coragem, determinação e inclusivamente sacrifício pessoal. De facto, e sem reservas, sucedo a um grande presidente, um verdadeiro presidente do povo”.

Discurso de José Francisco Rolo»»»

Exit mobile version