Site icon Rádio Boa Nova

Todos os distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente. Mais de 60 concelhos em risco máximo de incêndio

Todos os distritos de Portugal continental estão até sábado sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os 18 distritos do continente vão manter-se com aviso até às 18:00 de sábado, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA prevê para hoje no continente continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, podendo apresentar temporariamente mais nebulosidade na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Mondego durante a manhã, e pequena subida da temperatura.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo moderado a forte nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 25 (em Portalegre) e as máximas entre os 31 (na Guarda) e os 41 (em Santarém).

Por Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 18 e os 36 graus. No sábado, a máxima deverá atingir os 37 graus.

Mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Bragança e Vila Real apresentam hoje um risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira.

Recorde-se que por causa das previsões de tempo quente e seco, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na quinta-feira para o aumento gradual do risco de incêndios rurais, especialmente no norte e centro, até sábado.

No aviso, a ANEPC recorda que até ao fim de setembro é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais. E alerta ainda que é proibido lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas, devendo evitar-se, por exemplo, o uso de grades de discos.

Devido ao calor o IPMA colocou todos os distritos de Portugal continental (18) sob aviso amarelo até às 18:00 de sábado.

Exit mobile version