Os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido ao frio na quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), encontrando-se já hoje 14 distritos em aviso amarelo.
De acordo com a página do IPMA, encontram-se já hoje em aviso amarelo, igualmente pelo tempo frio, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.
Estes distritos têm aviso válido até às 09h00 de quarta-feira devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”, explica o IPMA.
Segundo a informação do IPMA, os distritos de Faro, Beja, Évora e Portalegre juntam-se aos restantes 14 nas primeiras horas e o aviso amarelo irá vigorar só nestes quatro distritos até às 09h00 de quinta-feira.
Oliveira do Hospital está já hoje e mantém-se amanhã sob aviso amarelo devido ao tempo frio, nomeadamente pela persistência de valores baixos da temperatura mínima. Hoje, no concelho oliveirense, a mínima registada chegou aos três graus negativos durante a madrugada. Amanhã, quarta-feira (15), a mínima prevista é de zero graus e a máxima será de 13 graus. Temperaturas semelhantes vão registar-se na quinta-feira (16). Para sexta-feira (17) e sábado (18), a mínima esperada é de dois graus negativos.
A chuva deverá regressar na próxima semana. No domingo pode voltar a nevar na Serra da Estrela.
Proteção Civil deixa conselhos para enfrentar o frio
Para ajudar a lidar com o frio que se vai sentir em Portugal continental nos próximos dias, a Proteção Civil divulgou vários conselhos que deve pôr em prática tanto em casa como na rua.
Antes de sair de casa, certifique-se de que o vestuário que usa cobre as extremidades: mãos, pés e cabeça.
A roupa que usa deve ser de “algodão e fibras naturais”, deve optar por “várias camadas de roupa” e usar peças “folgadas e calçado adequados”.
A boca e o nariz devem estar sempre protegidos para “impedir a entrada de muito ao frio nos pulmões”.
Já na rua, evite “manter-se ao frio durante muito tempo”. Deve permanecer seco, hidratado – de preferência com bebidas quentes – e evitar “caminhar sobre o gelo”.
Se permanecer em casa e tiver lareira, limpe a chaminé sempre que necessário. Contudo, não deve usar “fogareiro a carvão”. A temperatura da habitação deve permanecer entre os 19 e os 22 graus.
Enquanto mantém a habitação quente deve promover uma “boa circulação do ar”. Caso opte por usar botijas de água quente deve manter-se vigilante para “evitar o risco de queimadura”.