Site icon Rádio Boa Nova

“Tia China”, a guardiã do templo de Lourosa, vai ser uma das homenageadas no Dia do Município

Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente chamada “Tia China”, integra o grupo de personalidades que, amanhã, dia em que se comemora o Dia do Município, …

… vão ser distinguidas com a Medalha de Mérito Municipal.

A distinção de personalidades e instituições constitui o momento alto de cada comemoração do Dia do Município em Oliveira do Hospital. Este ano não é exceção. O executivo e Assembleia Municipal deliberaram pela distinção de cinco personalidades “cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção”.

Entre as personalidades a homenagear, está Maria do Patrocínio Marques, natural de Lourosa, no concelho de oliveira do Hospital e que é por todos apelidada, de forma carinhosa, por “Tia China”. Acontece a homenagem pelo facto de Maria do Patrocínio Nunes ser, há já mais de 40 anos, considerada como a guardiã do templo de Lourosa, ou seja, da Igreja Moçárabe de Lourosa. Nas últimas quatro décadas, “Tia China” tem dedicado a sua vida a zelar pela Igreja Moçárabe, monumento nacional onde acorrem muitos visitantes. À guardiã cabe, entre outros cuidados, a responsabilidade de abrir as portas do templo sempre que solicitada pelo duplo toque do sino da torre da igreja.

Prestes a comemorar 88 anos, Maria do Patrocínio Marques, também vai ser homenageada na sua localidade, com a inauguração de um busto pelas 17h00.Pretende a Junta de Freguesia de Lourosa “perpetuar toda a dedicação” de “Tia China” à Igreja Moçárabe.

No Dia do Município, na sessão com início às 10h30, a Câmara presta também, homenagem com atribuição de Medalha de Mérito Municipal, a Orlando Borges Gonçalves, professor natural da Lajeosa foi impulsionador da Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito; Francisco Nunes Martins, professor natural de Nogueira do Cravo foi vereador e membro da assembleia municipal e co-fundador de várias entidades do movimento associativo nogueirense; Manuel Gonçalves Alves, empresário natural de Lagares da Beira na área das escolas de condução e centro de inspeção automóvel; Arménio Tavares da Silva,  engenheiro mecânico residente na Sobreda, ex-vereador e membro da assembleia municipal, fundador e dirigente de várias entidades associativas do concelho.

Na mesma sessão serão distinguidos os alunos que se distinguiram no último ano letivo.

Exit mobile version