Site icon Rádio Boa Nova

Termómetros podem chegar hoje aos 32ºC, mas caem 10ºC no dia seguinte

Os últimos dois dias têm sido marcados por uma massa de ar quente com características tropicais, que  tem afetado o território continental com a subida gradual das temperaturas e pela presença de poeiras vindas do Norte de África, situação que ainda se mantém esta quarta-feira.

Para esta quarta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê máximas que chegam aos 32ºC em Santarém, aos 30ºC em Braga, Porto e Leiria, aos 29ºC em Viana do Castelo e aos 28ºC em Lisboa, Aveiro, Coimbra, Évora e Setúbal.

Já para quinta-feira, a previsão aponta para uma “descida acentuada da temperatura máxima”, céu geralmente muito nublado, e períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente fortes e acompanhados de trovoadas. Por exemplo, Santarém (que hoje pode chegar aos 32ºC de máxima) não deverá ir além dos 21ºC na quinta-feira. Prevê-se que Lisboa atinja os 18ºC de máxima e o Porto os 19ºC. Em geral, a temperatura máxima vai cair 10ºC.

Em causa está a  “aproximação de uma nova depressão” no final do dia de hoje. Com a  ocorrência de precipitação a partir de amanhã, dia 1 de abril, “a concentração de poeiras tenderá a diminuir”, prevê o IPMA.

Devido à agitação marítima, o IPMA colocou hoje sob aviso laranja as ilhas da Madeira e Porto Santo por causa da chuva, e amarelo o distrito de Faro.

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperatura variam hoje entre os 13 graus de mínima e 26 de máxima.

 Crianças e idosos devem ficar em casa por causa das poeiras do Norte de África

A Direção-Geral da Saúde aconselha crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios e cardiovasculares a permanecerem em casa enquanto se mantiverem no ar as poeiras vindas no Norte de África, desaconselhando a prática de exercício ao ar livre.

Num comunicado disponibilizado no site, a DGS lembra que esta massa de ar do Norte de África que está a provocar uma “fraca qualidade do ar no continente” deve permanecer durante o dia de hoje, mas o seu efeito pode ser enfraquecido com a ocorrência da chuva prevista para algumas zonas do país, reduzindo as concentrações de partículas no ar.

Exit mobile version