Os últimos dois dias têm sido marcados por uma massa de ar quente com características tropicais, que tem afetado o território continental com a subida gradual das temperaturas e pela presença de poeiras vindas do Norte de África, situação que ainda se mantém esta quarta-feira.
Para esta quarta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê máximas que chegam aos 32ºC em Santarém, aos 30ºC em Braga, Porto e Leiria, aos 29ºC em Viana do Castelo e aos 28ºC em Lisboa, Aveiro, Coimbra, Évora e Setúbal.
Já para quinta-feira, a previsão aponta para uma “descida acentuada da temperatura máxima”, céu geralmente muito nublado, e períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente fortes e acompanhados de trovoadas. Por exemplo, Santarém (que hoje pode chegar aos 32ºC de máxima) não deverá ir além dos 21ºC na quinta-feira. Prevê-se que Lisboa atinja os 18ºC de máxima e o Porto os 19ºC. Em geral, a temperatura máxima vai cair 10ºC.
Em causa está a “aproximação de uma nova depressão” no final do dia de hoje. Com a ocorrência de precipitação a partir de amanhã, dia 1 de abril, “a concentração de poeiras tenderá a diminuir”, prevê o IPMA.
Devido à agitação marítima, o IPMA colocou hoje sob aviso laranja as ilhas da Madeira e Porto Santo por causa da chuva, e amarelo o distrito de Faro.
No concelho de Oliveira do Hospital, as temperatura variam hoje entre os 13 graus de mínima e 26 de máxima.
Crianças e idosos devem ficar em casa por causa das poeiras do Norte de África
A Direção-Geral da Saúde aconselha crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios e cardiovasculares a permanecerem em casa enquanto se mantiverem no ar as poeiras vindas no Norte de África, desaconselhando a prática de exercício ao ar livre.
Num comunicado disponibilizado no site, a DGS lembra que esta massa de ar do Norte de África que está a provocar uma “fraca qualidade do ar no continente” deve permanecer durante o dia de hoje, mas o seu efeito pode ser enfraquecido com a ocorrência da chuva prevista para algumas zonas do país, reduzindo as concentrações de partículas no ar.