Nesta quarta-feira (21) espera-se, em Portugal continental, céu pouco nublado ou limpo e uma subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, espera-se para hoje “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado em alguns locais do litoral Centro e Sul até ao meio da manhã e no final do dia”.
O vento soprará “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde, sendo por vezes forte (até 40 km/h) de nordeste nas terras altas das regiões Norte e Centro até ao meio da manhã e de noroeste em alguns locais da faixa costeira do litoral Centro”.
Prevê-se uma “pequena subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral”.
As máximas vão variar entre os 38 graus, em Castelo Branco e Évora, e os 26 graus, em Aveiro. Já as mínimas vão oscilar entre os 23 graus, em Faro e Castelo Branco, e os 14 graus, em Leiria.
Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 17 e os 34 graus. Amanhã é esperada uma descida da temperatura e a máxima não irá além dos 26 graus.
Por causa do calor, o IPMA manteve o aviso amarelo para os distritos de Bragança, Évora, Castelo Branco, Guarda, Beja e Portalegre até às 18h00 de hoje.
Perigo máximo de incêndio em cerca de 50 concelhos
Cerca de 50 concelhos de Portugal continental estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que também prevê risco para a Madeira.
No continente, estão em perigo máximo de incêndio cerca de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Viseu, Portalegre, Guarda, Vila Real e Bragança.
O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.