O georgiano Shergili Farjiani, de 40 anos, o terceiro dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi detido, esta terça-feira (10), em Itália, depois de mais de três meses em fuga. A operação decorreu em Pádua.
Faltam agora recapturar dois dos cinco fugitivos: o britânico Mark Roscaleer e o argentino Rodolfo Lohrmann.
“O evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Shergili Farjiani, de 40 anos, foi recapturado, hoje, em Itália, pela Polícia Judiciária (PJ), depois de um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação desta Polícia, desde o dia da fuga, a 07 de setembro de 2024”, anunciou a PJ num comunicado enviado à Rádio Boa Nova.
As autoridades reforçam que o homem tem uma “extensa carreira criminal” e está referenciado por “crimes de furto violento e falsificação de documentos”.
“A operação policial contou com a colaboração das autoridades italianas para recapturar este cidadão georgiano com extensa carreira criminal, como crimes de furto violento e falsificação de documentos”, pode ler-se na mesma nota da PJ.
A PJ realçou que recaía sobre este evadido georgiano “um mandado de detenção europeu emitido pela autoridade judiciária competente, constando de notícia vermelha na Europol”.
A fuga de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho da Azambuja, envolveu cinco reclusos, dois deles portugueses já recapturados (Fábio Loureiro e Fernando Ribeiro Ferreira).
Continuam em fuga um cidadão da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer.