Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.
Visto que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo quente e seco, com persistência de condições meteorológicas gravosas para o risco de incêndio vai continuar, a Proteção Civil decidiu manter em Situação de Alerta o território nacional, em especial, nas regiões do Centro e Sul.
Assim sendo, preveem-se valores de temperatura acima do normal para a época, em especial nas regiões Centro e Sul, vento predominante do quadrante Leste, rodando temporariamente para Norte na faixa costeira, durante a tarde, soprando moderado a forte nas terras altas, até 45 km/hora, até ao final da manhã e voltando a intensificar a partir do final da tarde, em especial nas regiões do Algarve e Trás-os-Montes.
Além disso, preveem-se baixos teores de humidade relativa do ar, em toda a região Sul, no Vale do Tejo e nas regiões de Setúbal e Lisboa e nas regiões Norte e Centro, com fraca recuperação noturna. O IPMA prevê ainda que estes teores diminuam na sexta-feira, no Algarve e Baixo Alentejo.
Para os locais onde o índice de risco de incêndio seja igual ou superior ao nível muito elevado é proibido:
O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes.
Fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas.
Já o uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.