José Filipe Mendes, produtor pecuário da Sobreda, na freguesia de Seixo da Beira, está a enfrentar prejuízos significativos na sua exploração, depois de ter ficado com parte das instalações destruídas e os animais completamente expostos.
Em declarações à Rádio Boa Nova, o agricultor explicou que a cobertura do ovil e da sala de ordenha foi levantada com a força do vento da última tempestade, deixando grande parte das estruturas ao ar livre. “Fiquei sem nada, foi tudo”, disse, relatando que se apercebeu o sucedido quando, pela manhã de quarta-feira, chegou à exploração para a ordenha. “Deparei-me com isto e os animais estavam completamente a descoberto”, disse.
Com cerca de 200 ovelhas, José Filipe está a proceder, por conta própria, à recuperação das instalações para garantir o bem-estar dos animais. “Tenho que recuperar, porque se não recuperar, tenho os animais à chuva. Estou a fazer os possíveis e os impossíveis para pôr isto a funcionar outra vez”, afirmou.
Com a ajuda da esposa, o produtor de leite já arregaçou as mangas para reconstruir os espaços danificados. Segundo contou, já adquiriu parte dos materiais necessários, mas admite que os prejuízos podem ultrapassar os cinco mil euros. “Se calhar 5 mil euros não me chegam. Era algo que não estava a contar nesta altura”, disse.
José Filipe referiu ainda que esta não é a primeira vez que enfrenta uma situação destas, dando conta de que no ano passado deparou-se com uma ocorrência idêntica e em 2017 também saiu prejudicado com o grande incêndio. Face a estas situações, o produtor lamenta ter recebido “zero” apoios.
Apesar das dificuldades, José Filipe garante que pretende continuar na atividade que sempre fez parte da sua vida. “Já ando com isto há mais de 40 anos. Nasci debaixo delas, para bem dizer, e queria continuar enquanto puder arrastar as botas”, concluiu.































