Trinta e cinco concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Guarda e Viseu apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural, no dia em que mantêm nove distritos com aviso amarelo devido ao calor.
Para quinta-feira, o IPMA prevê um agravamento do perigo de incêndio, que se estenderá por uma área maior.
Às 06:30 de hoje, os incêndios que lavram nos concelhos de Murça e Chaves, no distrito de Vila Real, eram os que mobilizavam mais meios, com mais de 940 operacionais no terreno, apoiados por mais de 314 meios terrestres, segundo dados da proteção civil.
De acordo com a ANEPC, às 06:30 combatiam os três incêndios em curso 728 operacionais, apoiados por 318 veículos.
Mais de mais de 1.200 operacionais combatiam 22 incêndios – entre fogos em curso, resolução e conclusão – em Portugal continental, com o auxílio de 406 veículos.
Por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 18:00 de quinta-feira.
O IPMA vai elevar o aviso amarelo para laranja nos distritos de Bragança e Guarda entre as 09:00 de quinta-feira e as 06:00 de sexta-feira por causa do tempo quente.
Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 13 e os 33 graus.