Site icon Rádio Boa Nova

Temperaturas vão continuar a baixar

As temperaturas vão continuar a descer nos próximos dias com zonas do continente a registarem -7ºC. As fortes rajadas de vento vão agravar a sensação térmica e a neve promete cair.

Os distritos de Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria e Portalegre acordaram, esta segunda-feira, sob aviso amarelo devido às baixas temperaturas que se fazem sentir.

O frio, que resulta de uma região anticiclónica na zona dos Açores e de uma depressão sobre a Península Ibérica que estão a transportar uma massa de ar “muito frio e seco”, vai colocar os restantes distritos também em alerta amarelo a partir desta noite.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera é “pouco provável” que se registem aguaceiros no decorrer desta segunda-feira. Já a neve é provável e esperada nos locais acima dos 600/800 metros.

Quanto às temperaturas, os distritos de Bragança e Guarda serão os mais frios, sendo esperado que os termómetros registem mínimas de -3ºC. Para Leiria é esperada uma mínima de -1ºC, enquanto que em Vila Real e Viseu os termómetros marcarão 0ºC.

Em relação às máximas, os termómetros não vão ultrapassar os 5ºC na Guarda, os 8ºC em Bragança e Viseu, os 9ºC em Portalegre e os 11ºC em Viana do Castelo, Coimbra, Leiria e Castelo Branco.

Já Lisboa e Porto terão 12ºC, embora a mínima seja de 2ºC no Porto e 5ºC na capital. Faro irá registar uma temperatura máxima de 15ºC contra os 5ºC de mínima. Em Beja os termómetros vão marcar 1ºC de mínima e 12ºC de máxima, uma situação que se repete em Portalegre, onde a mínima sobe para 2ºC.

Face às baixas temperaturas, a sensação térmica será de muito frio, ainda para mais porque o vento vai soprar moderado a forte no litoral oeste com rajadas que podem atingir os 65 km/h na faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Já nas terras altas, o vento poderá atingir os 70 km/h, o que originará um agravamento da sensação térmica.

O IPMA alerta ainda para a formação de gelo ou geada que é esperada nos próximos dias uma vez que, entre terça e quinta-feira, as temperaturas vão descer ainda mais, com as mínimas no interior norte e centro a registarem valores entre os 2ºC e os 7ºC negativos e as máximas a rondarem os 2ºC e os 8ºC.

Face às temperaturas muito baixas que se vão fazer sentir, a Câmara Municipal de Lisboa já fez saber que as estações do Metro do Rossio, Saldanha, Oriente e Intendente vão estar abertas durante a noite, a partir de hoje, para receber os sem-abrigo da capital. Nesta senda, também o Pavilhão Municipal Manuel Castelo Branco, localizado na freguesia de São Vicente, estará aberto para proporcionar aos sem-abrigo espaços de higiene, comida e agasalhos.

Já no Porto, a autarquia vai avaliar hoje a possibilidade de acionar o plano de contingência para os que dormem na rua, o que inclui, tal como em Lisboa, a abertura de estações de metro para receber os sem-abrigo e o fornecimento de agasalhos e comidas quentes.

Exit mobile version