Site icon Rádio Boa Nova

“Temos conseguido cumprir a missão e os valores instituídos há nove anos”

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro do Abraços comemora o seu 9º aniversário. São nove anos “junto dos que mais precisam” de cuidados de saúde. A esse trabalho que é feito ao domicílio, associam-se as ações de sensibilização nas escolas e IPSS. Saúde oral, alimentação saudável, educação sexual, consumos aditivos e saúde mental têm sido áreas prioritárias da intervenção da equipa.

Na Rádio Boa Nova, Alexandra Garcia, enfermeira coordenadora do projeto, recordou que a UCC “surgiu há nove anos num misto de profissionais motivados para uma nova filosofia de cuidados”. “Abraçámos esta ideia e, apesar do défice de recursos que continuamos a ter, acabamos por tentar chegar àqueles que mais precisam de nós”, afirmou. Ainda assim, “apesar das contrariedades, o balanço é positivo”. Segundo a responsável, “estas unidades existem em quase todos os Centros de Saúde do país, mas acaba por ser um bocado desconhecidas”. “É um trabalho a longo prazo e que não tem resultados a curto prazo”, frisou, considerando, ainda assim, que a equipa “tem conseguido cumprir a missão e seguir os valores instituídos há nove anos”.

No que diz respeito aos cuidados ao domicílio, “a referenciação por norma é feita pelos médicos de família e pelas equipas de saúde, mas qualquer pessoa pode sinalizar casos”. De acordo com Alexandra Garcia, a UCC tem 20 vagas “mas nem metade estão ocupadas”. “Não são vagas de internamento, mas sim relativas ao domicílio”, explicou.

Para Patrícia Ribeiro, enfermeira que integrou o projeto há três anos, os cuidados ao domicílio “exigem muitas capacidades e condições” à equipa da UCC que, para além de prestar cuidados de enfermagem, dá ensinamentos a cuidadores”.

Quando ao Programa Nacional de Saúde Escolar, a Unidade de Cuidados na Comunidade tem realizado ações de sensibilização sobre saúde oral, alimentação saudável, educação sexual, consumos aditivos e saúde mental, sendo esta última “uma área prioritária”. Em causa está, segundo as profissionais, “o contexto pós-pandemia e a própria passagem pela adolescência que, por si só, não é fácil.

Recentemente especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Alexandra Garcia garante que “a sociedade foi mudando nos últimos anos” o que se reflete no comportamento dos jovens. Como exemplo, avança que num leque de 150 alunos, 28% referiram que já sofreram de perturbações mentais, sobretudo ansiedade.

A considerar que “ser pai também não é fácil”, a especialista lançou o desafio para que os pais passem “tempo de qualidade com os filhos”, que “sejam compreensivos e que não desvalorizem sinais”. “Ainda há algum estigma, mas é importante os pais estarem em alerta”, disse, sublinhando que “pedir ajuda é um sinal de coragem”.

Quanto ao futuro, a equipa ambiciona avançar com “consulta de enfermagem especializada em saúde mental e psiquiátrica no Centro de Saúde”, assim como prestar cuidados domiciliários nas freguesias mais longínquas da sede do concelho”.

A Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro do Abraços comemora o seu 9º aniversário esta quarta-feira no Flag Hotel – Convento do Desagravo com um vasto programa que contará com a participação de vários profissionais da área.

Exit mobile version