Site icon Rádio Boa Nova

Temido estima que casos continuem a subir. Afasta para já máscara obrigatória e testes gratuitos

A ministra da Saúde admitiu, ontem, que a evolução da pandemia de covid-19 venha a condicionar a atividade hospitalar programada e recusou para já o regresso de testes gratuitos nas farmácias e uso obrigatório de máscaras.

Segundo adianta Marta Temido, as projeções do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) apontam para que no final de maio o país possa atingir os 60 mil casos diários. O regresso às máscaras obrigatórias e os testes gratuitos nas farmácias “poderá fazer [sentido], designadamente numa outra altura em termos de sazonalidade da infeção”. Neste momento, a aposta recai na prescrição de teste rápido antigénio através da linha de Saúde24.

Marta Temido reconheceu os efeitos do aumento do número de casos, nomeadamente no aumento da pressão hospitalar, sobretudo no norte do país, e admitiu o condicionamento da atividade hospitalar programada, o que é “uma grande preocupação”.

Marta Temido insistiu na ideia de responsabilidade individual e disse que a atual estratégia do Governo assenta na “proteção dos mais vulneráveis”, nomeadamente os mais idosos e residentes em lares, através do reforço da vacinação.

Exit mobile version