Site icon Rádio Boa Nova

Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital comemorou hoje o Dia Internacional dos Museus brindando duas centenas de utentes de IPSS do concelho com uma peça de teatro e uma visita ao Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.

Reportagem fotográfica>>>
“Bobadela: Lenda da Água que Beba Dela” foi a peça de teatro hoje recriada pela equipa da Biblioteca Ludoteca Municipal de Oliveira do Hospital para assinalar o Dia Internacional dos Museus. Comemorações que tiveram lugar no palco privilegiado da Bobadela “onde há um riquíssimo património arqueológico que é preciso associar às comemorações e dar a conhecer a quem visita o espaço”, explicou Graça Silva, vereadora da Cultura.

Neste dia, o Museu abriu as suas portas, como é hábito, à comunidade em geral, e aos utentes das IPSS, em particular. Um espaço que Graça Silva lembra que, tal como o próprio nome indica, está associado ao ex presidente de Câmara e da Assembleia Municipal, António Simões Saraiva, uma pessoa “ligada às artes que se preocupou em criar um museu”. Um espaço “rico”, com “dois pisos” que “homenageia personalidades importantes como Brás Garcia de Mascarenhas” e destaca artistas e artesãos do concelho como é ocaso de Zeferino Monteiro, que ali tem uma sala reservada com trabalhos em madeira. O mobiliário “remonta aos séculos XVIII e XIX” e o museu reúne um espólio diversificado de peças que “já não fazem parte do nosso dia a dia”.

É preocupação do município chamar gente ao museu, proporcionado para o efeito várias iniciativas como exposições e encontros temáticos. O turista português é o que mais procura o museu seguido do inglês. A média anual de visitas situa-se na casa das “três mil”, mas o objetivo é de aumentar aquele número, para o qual tem contribuído o programa de visitas associado à Festa do Queijo Serra da Estrela.

Para além do Museu Dr. António Simões Saraiva, o concelho conta com outros espaços museológicos na cidade e nas freguesias de Meruge, Lagos da Beira e Travanca de Lagos. Pela sua dimensão e riqueza do seu património, destaca-se o Museu Cabral Metello, localizado nas traseiras do tribunal e afeto à Fundação Maria Emília Vasconcelos Cabral que passa por um período de indefinição no que respeita aos seus órgãos socais.

Exit mobile version