Site icon Rádio Boa Nova

“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”

No dia de hoje, em que se assinada o Dia Mundial da Atividade Física, a Rádio Boa Nova foi falar com um dos rostos do desporto no concelho de Oliveira do Hospital.

Com o desporto a marcar presença “desde muito cedo” na sua vida por “vontade própria”, Carla Cabral confessa que “foi sendo um hábito” participar em atividades ligadas à prática desportiva. Hoje em dia é responsável e orientadora de um espaço desportivo, o Ginásio Extreme Fit, criado pelo seu forte desejo e por “influência do marido que já estava no ramo”.

Certa de que o desporto sempre a acompanhou ao longo do seu percurso pessoal e profissional, Carla confessa que “na altura do liceu” já praticava ginástica. “Comecei a praticar o meu desporto, a minha atividade física”, contou.

A entrada no ensino superior acabou por aproximar, ainda mais, Carla ao exercício físico, levando-a mesmo a participar em provas de competição. “Aquando da entrada na universidade é que me inscrevi no ginásio, em aulas de grupo, e daí foi sendo um hábito até que depois surgiram as atividades competitivas posteriormente”, explicou a atleta.

Enquanto profissional do desporto acompanha processos de evolução. “Agilidade física e destreza motora” notórias em “atividades quotidianas”, também “associadas à perda de peso” são algumas das diferenças que testemunha quando os seus alunos desabafam após determinado tempo a exercer atividade física. Uma vez que a perda de peso nem sempre é o desejo de todos, Carla refere que “o objetivo é terem uma condição física para atividades mais básicas, do dia-a-dia, e a pessoa sentir-se bem com ela mesma”.

Uma vez que amanhã, 7 de abril, se comemora o Dia Mundial da Saúde, para a atleta “está mais que provado” que o desporto é uma mais-valia no estado da saúde das pessoas, referindo mesmo que “já é do conhecimento comum” tal facto. “As pessoas cada vez mais têm esse tipo de consciência mas sair da sua zona de conforto ainda leva o seu tempo”.

“Suspeita” por praticar exercício físico todos os dias, Carla, sem conseguir precisar todos os benefícios da prática por serem “tantos”, não esconde que, a seu ver, a “autoestima” é um dos maiores. “As pessoas sabem, de uma maneira superficial que, tanto ou mais importante que o físico, está a parte mental”, referiu.

Num dia como este, Carla Cabral aconselha o “valor standard” na execução de exercício “pelo menos três vezes por semana”, referindo que deve ser “uma prática regular”, para que a pessoa sinta “os devidos efeitos”. Para tal, não deve ser esquecido o “trabalho de casa”, a conjugação com uma alimentação saudável” pois “milagres não há”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version