Site icon Rádio Boa Nova

“Também este 7 de outubro é o mais difícil, senão o mais sofrido desde o 25 de abril”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, pegou esta manhã nas palavras proferidas pelo Presidente da República no dia 5 de outubro, para também considerar que “este 7 de outubro é o mais difícil, senão o mais sofrido desde o 25 abril”.

O autarca oliveirense falou assim, na cerimónia de comemoração do Dia do Município, que hoje se assinala e durante a qual foram distinguidas personalidades do concelho e foi reconhecido o mérito aos melhores alunos.

Numa cerimónia considerada “minimalista” para que se cumprissem as regras a que a pandemia Covid-19 obriga, esteve presente Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e Jorge Brito, secretário executivo da CIM da Região de Coimbra e futuro presidente da CCDRC (lidera uma lista única candidata à estrutura). José Carlos Alexandrino informou até que devido à pandemia não foi convidado nenhum elemento do governo, nem presidentes de Câmara. “Para cumprirmos a regra do afastamento e darmos o exemplo de civismo, achámos que era melhor reduzir substancialmente o número de pessoas”, afirmou.

Homenageados. Clique na imagem para ampliar

E foi logo depois de elogiar os homenageados e os melhores alunos, que o autarca oliveirense comungou das palavras proferidas por Marcelo Rebelo de Sousa na comemoração do dia 5 de outubro, para notar que “também este 7 de outubro é o mais difícil, senão o mais sofrido desde o 25 de abril”. Alexandrino referia-se ao grande incêndio de 15 de outubro de 2017, às intempéries de 2019 e à pandemia Covid-19 em 2020.  “Nestes 46 anos, algum executivo teve um mandato como este executivo? Claro que não”, constatou o autarca oliveirense, notando que se tem feito “um trabalho gigantesco sem paralelo na história do concelho”.

Inauguração da Requalificação da Zona Norte da cidade. Clique na imagem para ampliar

Ainda que  prefira as pessoas em vez das obras, José Carlos Alexandrino elencou, esta manhã, o conjunto de obras em curso no concelho e que até ao final do mandato “ultrapassarão os 20 milhões de Euros”.

Esta manhã foi inaugurada uma das obras, a requalificação e beneficiação da Zona Norte da cidade, que contempla um parque de estacionamento com 150 lugares e mais 12 lugares para pesados, um miradouro, uma rampa de acesso junto ao cemitério velho, instalações sanitárias e arrumos, num investimento de 750 mil Euros.

A requalificação da Zona Histórica da Cidade, a Zona Industrial, o Campus Educativo, a Casa da Cultura, entre outras obras, mereceram o destaque do presidente do Município que também se orgulha de, desde a sua chegada à presidência do Município, terem sido transferidos 9,8 milhões de Euros para as Juntas de Freguesia, prevendo que até ao final do mandato o valor ultrapasse os 10 milhões.

Presidente do MOH, José Carlos Alexandrino

A um ano de terminar o seu último mandato, o autarca considera que Oliveira do Hospital “tem boa qualidade de vida” e educação “desde o berço até ao ensino superior”.

Por concretizar está, contudo, o IC6. Mas, José Carlos Alexandrino disse que tem “razões para acreditar”, devido a conversações com o Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, de que a situação vai ser desbloqueada. “Se tiver a obra adjudicada fico satisfeito. Acredito que em 2025 o IC6 está feito até Folhadosa”, afirmou José Carlos Alexandrino, verificando que os seus executivos foram “os que mais lutaram pelo IC6. Citando Miguel Torga referiu que “só é derrotado quem desiste de lutar”. “Temos lutado para que se faça justiça. É uma luta difícil, mas acredito que ainda a vamos ganhar”, referiu.

Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno participou na cerimónia Clique na imagem para ampliar

E foi, exatamente “a enorme força” que o autarca coloca “nos interesses do concelho e da região” que Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, enalteceu esta manhã. A responsável pela gestão dos apoios comunitários na região disse nunca ter ouvido a José Carlos Alexandrino “não consigo”. “Nunca lhe ouvi uma palavra de desconsolo total”, afirmou Isabel Damasceno, que destacou a capacidade do Município, mesmo quando resolvia problemas como os dos incêndios, em conseguir atrair apoios comunitários.

Homenagem a Jorge Brito Clique na imagem para ampliar

Na cerimónia comemorativa, o Município oliveirense prestou homenagem a Jorge Brito, secretário executivo da CIM da Região de Coimbra. “Obrigada pela profunda homenagem. Sou seu amigo, admirador e companheiro destes longos anos. Eu sinto-me bem em Oliveira do Hospital”, reagiu Jorge Brito, que disse apreciar “a dinâmica” do autarca oliveirense na liderança do Município e da CIM da Região de Coimbra.

No dia de celebração de todos os oliveirenses, Dulce Pássaro, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital olhou para o passado recente e para o presente, notando que “temos que encontrar uma nova forma para pugnar por uma certa normalidade de vida”. Apesar de os os indicadores económicos serem preocupantes, devido à pandemia, Dulce Pássaro sublinhou que “nem tudo é negativo”, já que “a União Europeia disponibiliza verbas significativas”.

Vereadora da Educação Graça Silva Clique na imagem para ampliar

A área da Educação foi merecedora de especial destaque na comemoração do Dia do Município, com a vereadora da Educação, Graça Silva, a verificar em que 2020 o investimento na Educação duplicou passando de cerca de 3,5 milhões em 2019 para cerca de 6,2 milhões em 2020. “É uma clara e inequívoca aposta do executivo no futuro dos jovens deste concelho”, referiu a responsável, que esta manhã também destacou o legado de Pina Martins, natural de Penalva de Alva, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.

Personalidades homenageadas

Na cerimónia realizada esta manhã, o Município atribuiu Medalhas de Mérito Municipal a Raúl Duarte, com 90 anos, com percurso de vida ligado ao associativismo na localidade da Póvoa das Quartas; Orlando Gonçalves (Indubeira); António Martins (Salsicharia Beira Serra) e Restaurante Casa dos Frangos (com 50 anos de atividade).

Foram distinguidos os alunos: Maria Gonçalves Salgado (10º ano); Fernando Meneses Vicente (11º ano); Duarte Gonçalo (12º ano); Paula Alexandra Simões Costa (Eptoliva) e Filipe Cardeira Santos (ESTGOH).

Notícia relacionada>>>

Exit mobile version