As emoções do Trial 4×4 vão estar ao rubro, nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho, em Tábua. Numa organização da MK MAKINAS, o concelho vai ser palco da terceira prova do Campeonato de Portugal de Trial 4×4, que está a ser promovido pelo Clube Trilhos do Norte.

O evento desportivo vai trazer a Tábua cerca de 30 pilotos profissionais , oriundos de vários pontos do país, destacando-se a participação dos pilotos tabuenses Flávio Aquino e Bernardo Aquino. A prova que vai decorrer num circuito de 20 Km, compreende duas zonas espetáculo (Kartcross e Pedra da Sé).
Com entrada livre, a prova designada por TABUADURA reserva para sábado, dia 31, entre as 10h00 e as 11h00, o Prólogo (5km) em linha, e a Etapa 1 (13h00- 16h00) no sentido Norte Sul, a mesma que, no domingo, vai ser percorrida pelos pilotos, mas no sentido inverso. Ainda no sábado, entre as 19h00 e as 22h00 realiza-se a super especial noturna NPower “dois a dois” com prémios monetários a rondar os cinco mil Euros.
No domingo, dia 1 de junho, entre as 11h00 e as 15h00, os pilotos disputam a Etapa 2, tendo à sua espera uma “pista com mais dureza”.

A apresentação do programa, que começa no dia 30 de maio com as verificações técnicas, a exposição de viaturas e o briefing dos pilotos junto ao Centro Cultural de Tábua /Jardim Sarah Beirão, foi apresentado hoje, ao final da manhã, pelo presidente do Clube Trilhos do Norte, Antero Bessa que se mostrou muito agradado por regressar a Tábua após 13 anos.
“É com muito agrado que estamos cá”, começou por referir o dirigente mostrando-se grato pela recetividade do Município de Tábua e destacando a capacidade de organização da MK MAKINAS, que está a “fazer um trabalho excelente para receber todas as equipas que estão a participar no Campeonato de Portugal”.
Antero Bessa destacou a preocupação com a “segurança”, explicando que, por isso, vai haver corte do trânsito duas horas antes do início das etapas e que foram definidas “duas zonas de público” que vão estar assinaladas, para que as pessoas possam “ver o espetáculo em segurança”. Estas “bolsas de segurança” vão estar localizadas na zona da Pedra da Sé e na pista de Kartcross.
“As outras zonas vão estar interditas ao público”, informou, por sua vez, o presidente da MK MAKINAS, que disse esperar que “corra tudo bem nos dias 30 de maio e 1 de junho”. Esta manhã, Paulo Rodrigues mostrou-se satisfeito pela “parceria com o Clube Trilhos do Norte”. “Há 13 anos que não nos juntávamos”, recordou, agradecendo também o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Tábua na organização deste evento motorizado, cujo percurso corresponde aos “troços onde tem passado o TABUADURA, com obstáculos naturais”.
Paulo Rodrigues chama a atenção para as novidades, nomeadamente o prólogo com início e fim diferentes e a pista de trial que reserva “três horas de resistência para sábado” e “quatro horas de resistência para domingo”. Prometido está, por isso, “um fim de semana de grande festa” em Tábua.
“Sinto-me obviamente feliz por a MK MAKINAS organizar uma prova do campeonato nacional”, referiu o vereador do Desporto do Município de Tábua, na certeza de que à semelhança dos anteriores eventos promovidos pela conhecida associação, “vai trazer muita gente a Tábua”, seja ao nível da organização e dos participantes, seja ao nível do público que acorre “em massa” a estes eventos. David Pinto não duvida de que a “hotelaria poderá ficar cheia”, até por que o Turismo Centro de Portugal “também está envolvido e é parceiro desta organização”. O vereador apreciou, de modo particular, as questões de segurança que estão a ser acauteladas e que “são extremamente importantes”. “Importa que tudo corra bem, sem incidentes”, considerou, apelando aos adeptos para que “respeitem a organização e as forças policiais”.
No conjunto a prova mobiliza mais de uma centena de pessoas na sua organização.