Em Tábua já cheira a Natal. Esta manhã, o Município apresentou a programação da “Tábua de Natal” que, este ano, surge com mais iniciativas e novidades que vão decorrer de 28 de novembro até ao dia 6 de janeiro.
A partir do Centro Cultural de Tábua, Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal apresentou “um programa rico, bem desenhado, preparado para que esta época natalícia seja celebrada com o maior empenho de todos, promovendo o espírito natalícia, a ligação entre as famílias e o espírito de comunhão”.
Na edição de 2025, a Tábua de Natal que fica marcada pelo lançamento de um cachecol promocional, procura envolver a comunidade, as associações, as juntas de freguesia, a juventude, os grupos culturais, desportivos e artísticos com o objetivo de dar “um abraço” a todos os tabuenses a residir no concelho e os que vêm besta altura do ano, aos muitos visitantes, mas também à comunidade estrangeira. A aposta recai, por isso, num programa “intergeracional, dos mais novos aos mais velhos”, desde a comunidade escolar à Academia Sénior e projetos socais do concelho e que, percorre vários espaços da vila de Tábua para “celebrar o Natal de forma excelsa e promover o espírito natalício”.
Desde a iluminação natalícia, sonorização, sessões de cinema e de teatro, passando pelos concertos, concursos, chow cookings e exposições, são várias as iniciativas previstas e entre as quais se destacam a chegada do Pai Natal, o Comboio de Natal, o Mercado de Natal, as Férias de Natal e o Jardim de Natal Encantado (nos dias 21 e 22 de dezembro no jardim Sarah Beirão). A campanha “Padrinhos e Madrinhas de Natal”, o telefone solidário “Estou sim..é Natal” são atividades distintivas do Natal em Tábua, que também disponibiliza um Marco do Correio, situado no Centro Cultural de Tábua, onde os mais novos podem colocar as suas cartas dirigidas ao Pai Natal.
O Centro Cultural de Tábua, A Oficina Artes de Palco (Percelada) a Biblioteca Municipal, o Jardim Sarah Beirão e o Mercado Municipal serão os locais onde vão decorrer a maioria das iniciativas, com este último acolher os concursos de couves e abóboras de Natal numa clara aproximação à vertente mais rural do concelho.
O Cantar das Janeiras é outras das iniciativas propostas em vários locais, entre eles o átrio da Câmara Municipal de Tábua.
Tal como em anos anteriores, a programação tem associado o apelo às compras no comercio local numa parceria entre o Município de Tábua e Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital com a dinamização, entre os dias 1 de dezembro e 5 de janeiro, do sorteio “Vales de Natal Digitais”, que reserva prémios no valor de mil Euros para quem faça compras nas 62 lojas aderentes à iniciativa. O sorteio realiza-se no dia 6 de janeiro no espaço CULTIVA. “Esta é uma iniciativa que tem dado os seus frutos ao longo dos anos”, referiu esta manhã o coordenador da ADI. Ricardo Figueiredo não tem dúvidas de que “esta é uma aposta ganha da ADI e do Município de Tábua no incentivo às compras no comércio local que é rico e diversificado”.
No natal de 2025, o Município tabuense faz o maior investimento de sempre, superior aos 70 mil Euros, que o presidente Ricardo Cruz acredita que irá “duplicar ou triplicar” no retorno que vai ter no comércio local.

