No âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) do concelho de Tábua, o Município está a intensificar os esforços para proteger a floresta e as áreas industriais contra a ameaça de incêndios rurais, através de ações que visam a criação e a manutenção de Faixas de Gestão de Combustível, com especial incidência na rede viária e nos parques industriais do concelho.
De acordo com o Município, as intervenções de gestão de combustíveis decorrem em várias freguesias, nomeadamente Carapinha, Mouronho, Tábua, União das Freguesias de Ázere e Covelo, União das Freguesias de Sinde e Espariz e União das Freguesias de Pinheiro de Coja e Meda de Mouros.
A área de intervenção envolve a rede rodoviária nas estradas municipais M525 (Ázere – Covelo – Venda da Serra), M519-1 (EN17 – cruzamento para Bogalhas), M521 (cruzamento para Bogalhas – Bogalhas – Meda de Mouros – Mouronho) e CM1292 (Mouronho – Alvoeira), abrangendo também alguns acessos. Estas faixas de gestão de combustível têm uma largura padrão de 10 metros, totalizando as intervenções agora concretizadas numa área de aproximadamente 21,41 hectares.
Quanto aos parques industriais, o Município esclarece que as intervenções já foram concluídas nas áreas envolventes ao Parque Industrial de Tábua, à Área Industrial e Empresarial de Sinde/Tábua e à Área Empresarial da Carapinha. Estas faixas, com uma largura padrão de 100 metros, abrangeram cerca de 28,73 hectares.
Com esta iniciativa, o Município de Tábua, presidido por Ricardo Cruz, “reforça o seu compromisso com a prevenção de incêndios rurais, de forma a reduzir os riscos e a garantir maior segurança às populações e infraestruturas do concelho”.