Site icon Rádio Boa Nova

Tábua: Praia Fluvial da Ronqueira foi requalificada e está acessível a todos

No concelho de Tábua, a Praia Fluvial da Ronqueira, na  beneficiou de obras de requalificação, num montante de 356 mil Euros e “é agora uma praia acessível e inclusiva”.

A inauguração da requalificação da praia fluvial da Ronqueira, no limite com o concelho de Arganil, aconteceu ontem à tarde, sendo resultado de um investimento de 356.194,87 Euros, apoiado pela linha de Apoio ao Turismo Acessível, do programa Valorizar.

A praia Fluvial da Ronqueira é agora uma praia acessível,  dispondo de uma cadeira anfíbia e plataforma de acesso ao espelho de água. Do conjunto das várias intervenções feitas no local, destaque para a criação de uma área de vigilância da praia, criação de instalações sanitárias e balneário para pessoas com mobilidade reduzida, um novo posto de primeiros socorros. Foi ainda criado um edifício para bar e cafetaria de apoio à praia e uma piscina flutuante com solário.  Em tempo de pandemia, a praia fluvial da Ronqueira tem condições para acolher 25 pessoas na plataforma criada junto à linha de água e 40 pessoas na restante área.

Mário Loureiro, presidente do Município de Tábua lembrou, ontem, que a praia fluvial fez parte do roteiro do Presidente da República, quando visitou a região após o grande incêndio de 2017, e referiu que a requalificação do espaço e a sua inauguração “eram, há muito, um anseio da população”.  “O espelho de água, que estabelece os limites dos concelhos (Tábua e Arganil) com as  condições naturais que aqui podemos testemunhar e com o investimento nesta praia acessível e inclusiva, constitui  agora um  espaço de lazer mais atrativo ”, afirmou o autarca  tabuense.  “Esta obra marca inevitavelmente a paisagem a partir de agora”, sustentou.

Na presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, o presidente do Município de Tábua destacou o facto de “na sequência da pandemia que afetou o país e  o mundo, estes espaço são eleitos por muitos portugueses, e não só, para as suas férias”. Referiu Mário Loureiro que “investimentos como estes promovem a coesão e desenvolvimento integrado”. Por isso, “num momento difícil”, o autarca de Tábua dirigiu-se à governante para lembrar que “plano de recuperação económica Portugal 20-30 não pode ser apenas um a visão estratégica”.  “Tem que ser um plano sustentado com medidas concretas e aplicado proporcionalmente no país. Caso contrário a coesão não existe. O montante deve ser utilizado para fazer crescer a economia, mas para que a oportunidade chegue a todo o território”, defendeu Mário Loureiro.

“Mais que lamber as feridas, temos que saber reagir. Faremos todos um esforço coletivo para garantir que as empresas que dependem do Turismo, possam sobreviver nestes momentos menos positivos”

Rita Marques, secretária de Estado do turismo, mostrou-se “feliz” por marcar presença na inauguração, considerando estar diante deum projeto emblemático que todos gostamos de acarinhar”. Na praia Fluvial da Ronqueira, a governante verificou que, em tempo de pandemia, “este ano do turismo acaba por ser o ano dos territórios”. Considerou  ainda Rita Marques que “este é o ano de dar tudo por tudo, para que o próximo ano seja o ano do turismo”.

A governante sublinhou que foi com gosto” que se associou a esta requalificação, que “dá ânimo à política pública e à Secretaria de Estado do Turismo e ao Turismo de Portugal. Frisou que “a obra foi financiada pelo programa Valorizar”. ”Seguramente continuaremos a reforçar o programa Valorizar e lanço repto no sentido de que sejam apresentados projetos sinérgicos”, sublinhou ainda.  “Temos que dar o tudo por tudo. Mais que lamber as feridas, temos que saber reagir. Faremos todos um esforço coletivo para garantir que as empresas que dependem do Turismo, possam sobreviver nestes momentos menos positivos”, assegurou Rita Marques.

A requalificação da Paria Fluvial da Ronqueira foi motivo de satisfação para o presidente da Junta de Freguesia de Mouronho, por terem “tornado este espaço num destino turístico para todos, respondendo às necessidades de cada um, prestando um melhor serviço e potenciando a captação de mais turistas”. “Vamos registando o trabalho que é feito em prol do concelho e da nossa freguesia. Verificamos um trabalho ímpar. Somente a competência e dedicação do nosso executivo torna possível estas obras uma realidade”, afirmou António Gouveia, considerando que “este investimento é importante numa ótica do desenvolvimento local e regional”. O autarca mostrou-se ainda grato à Secretaria de Estado do Turismo e à Turismo de Portugal pelo apoio à concretização da obra.

A praia Fluvial da Ronqueira passa a integrar o conjunto de praias fluviais da Rede das Aldeias do Xisto. Rui Simão, diretor executivo da ADXistur felicitou Câmara Municipal de Tábua “pelo aprofundamento de integração na rede das Aldeias do Xisto com esta praia fluvial a que se junta o conjunto de percursos pedestres e eventos”. Agradeceu de igual modo ao Turismo de Portugal e a Secretaria de Estado do Turismo “por se terem juntado a este esforço de requalificação para esse efeito”.

Restantes áudios em processo de carregamento

Exit mobile version