O Município de Tábua inaugurou, hoje, a Pista de Atletismo no Estádio Municipal. A infraestrutura pretende “dinamizar o desporto no concelho e na região” e tornar “mais atrativo” o complexo desportivo estreado em 2001.
Na cerimónia de inauguração, Ricardo Cruz, presidente da autarquia tabuense, sublinhou que o Município de Tábua “é Amigo do Desporto desde 2016” e, por isso, a criação de uma “pista multifuncional” veio colmatar uma “necessidade” já desejada há muito tempo.
O autarca recordou que “o trajeto não foi fácil” após várias candidaturas e que, em 2019, foi possível avançar com a obra através do programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais, da Direção-Geral das Autarquias Locais, com um apoio de 142 mil Euros. A representar um investimento total de 297 mil Euros, a nova funcionalidade do Estádio Municipal “tem capacidade para provas de velocidade de 100 e 110 metros barreiras, de salto em comprimento, lançamento de peso, lançamento de disco martelo, lançamento de dardo, salto com vara e salto em altura”.
A garantir que o Estádio Municipal “estará de portas abertas para todos”, Ricardo Cruz acredita que a Pista de Atletismo “será importante na implementação da modalidade no concelho e na região” e que “terá que fazer ligação com a educação, nomeadamente com as escolas”. A propósito, não foi por acaso que hoje, no dia da inauguração, a Pista foi palco do Mega Sprinter da Coordenação Local do Desporto Escolar de Coimbra, com a participação de 530 alunos e 90 professores de 37 escolas do distrito.
Dirigindo uma palavra de apreço aos atletas do concelho pelas suas conquistas, o presidente do Município não esquece Mário Pinto Claro, o “principal motor” da infraestrutura.
Nascido em Percelada, o ex atleta Mário Pinto Claro vê, aos 88 anos, o seu “sonho” concretizado. E foi atribuindo o seu nome à Pista de Atletismo que o Município de Tábua quis homenagear o homem que foi “referência da modalidade” e que, “há 20 anos, teve a audácia de criar a Comissão de Atletismo”, quando se corria “em terra batida e sem luz”.
Assim, foi com orgulho que a autarquia liderada por Ricardo Cruz inaugurou um espaço de “promoção da atividade física e de combate ao sedentarismo”, “cumprindo uma deliberação do anterior executivo”.
Visivelmente emocionado, Mário Pinto Claro agradeceu o gesto do Município pela atribuição do seu nome à Pista e por concretizar o seu sonho.
“Hoje vejo com os meus olhos aquilo que desejava e sonhava há muitos anos”, afirmou.
Na cerimónia, Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, começou por destacar que “esta instalação desportiva é importante para a modalidade na região”.
“Hoje o atletismo tem futuro. É uma modalidade que tem proporcionado grandes louvores”, afirmou, congratulando-se pelo facto de, agora, o Estádio Municipal de Tábua poder receber provas distritais e nacionais, permitindo, acima de tudo, “a prática desportiva”.
Por sua vez, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, realçou que “o atletismo é a modalidade olímpica mais antiga, mais praticada em Portugal e que apresenta melhores resultados internacionais”. Mostrou-se, por isso, feliz por Tábua integrar um terço das autarquias que têm pista de atletismo.
“É uma modalidade estruturante para qualquer outra. Que todos os alunos das escolas de Tábua possam passar por uma pista como esta de qualidade que aqui têm. Que esta pista seja o berço de mais atletas”, desejou Jorge Vieira.