Site icon Rádio Boa Nova

Tábua “não tem necessidade” de aumentar o preço da água

O Presidente da Câmara Municipal de Tábua afirmou, hoje, que o Município “não tem necessidade” de aumentar as tarifas de água, tal como recomendado pelo governo a 43 municípios do país devido à falta de água.

A garantia foi partilhada ao início da tarde na reunião pública do executivo que decorre, de forma descentralizada, na freguesia da Póvoa de Midões, e onde Ricardo Cruz foi questionado pelo cidadão José Leite acerca  do anúncio feito pelo Ministro do Ambiente

Surpreendido por o Município de Tábua integrar a lista divulgada pelo governo, Ricardo Cruz assegura que o Município tem vindo a fazer o “seu trabalho” em matéria de poupança de água decorrente da situação de seca.

A explicar que os 43 municípios “em situação crítica” são aqueles cujo sistema principal de abastecimento não dá garantias de abastecimento por mais de um ano, Ricardo Cruz esclareceu que para além da Barragem do Paul que também assegura o abastecimento aos concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Mortágua e Tondela através do sistema do Planalto Beirão, Tábua conta ainda com quatro captações próprias que podem ser ativadas logo que necessário e tem um segundo sistema de abastecimento através da Barragem da Aguieira.

Estas são razões que levam o autarca tabuense a avançar que o Município “não terá necessidade de seguir a recomendação do Ministro”, nem de ter uma “preocupação excessiva com o consumo de água”.

“Temos com os quatro municípios um sistema que nos dá boas garantias. Poucos municípios terão esta capacidade”, afirmou Ricardo Cruz, notando contudo que o Município está a apostar na prevenção com a adoção de medidas de poupança de água e de sensibilização junto da população. Para o autarca não é aceitável que haja pessoas a encher piscinas com água da rede pública. Também lamenta os atos de vandalismo que se têm verificado em aspersores do sistema de rega de espaços públicos, em que os mesmos são direcionados para a estrada e não para os jardins.

Deu o exemplo de boas práticas que têm vindo a ser adotadas pelo Município nos espaços públicos, nomeadamente no Estádio Municipal, cujo relvado é regado com recurso a água de dois poços, estando a ser construído um furo. No local também é feita a reutilização de águas das caleiras. Outras medidas passam pela colocação de sistema de rega gota a gota e de espécies que requerem menor consumo de água nas rotundas. Também está ser feito o levantamento para colocação de toneiras redutoras de caudal de água.

No encontro, o vereador do PSD, Vítor Melo, congratulou-se por na última reunião ter recomendado a utilização de plantas que requeiram pouco consumo de água. Alertou, contudo que as “quatro oliveiras bonsai que custaram seis mil Euros, algumas estão a morrer devido à falta de rega”.

Exit mobile version