Site icon Rádio Boa Nova

Tábua: Município investe na climatização do Centro de Saúde

No Centro de Saúde de Tábua está a decorrer uma intervenção de instalação do novo sistema AVAC destinada a “ultrapassar o problema da climatização existente em todo o espaço desde há anos”. A obra está a ser realizada no âmbito da descentralização de competências do setor da Saúde para o Município de Tábua, que assumiu a responsabilidade da sua execução tendo, para o efeito, apresentado uma candidatura ao programa CENTRO 2020.

No passado dia 19 de outubro, a Comissão de Acompanhamento e Monitorização do processo de descentralização do setor da saúde de Tábua reuniu e visitou o espaço com “o objetivo de verificar as suas condições e as intervenções já realizadas com vista à sua melhoria”.

Na ocasião, Ricardo Cruz, presidente do Município confirmou que “existe uma insuficiência dos montantes atribuídos pela Administração Central para colmatar a totalidade dos encargos suportados pelo Município de Tábua com o funcionamento do Centro de Saúde”. Do mesmo modo, identificou “a necessidade premente de intervenções nas suas instalações, com vista à melhoria das condições de conforto e utilização das mesmas por parte de utentes e profissionais”.

Ricardo Cruz informou que dada a permanente preocupação do Município em que os Tabuenses beneficiem do acesso a cuidados de saúde de qualidade, foi já solicitado ao Ministério da Saúde o aumento do financiamento disponibilizado ao concelho de Tábua no âmbito do processo de descentralização de competências.

“A resolução da questão da climatização de toda a estrutura do Centro de Saúde representava um antigo anseio de todos quantos frequentam este equipamento de saúde, os quais beneficiarão em breve da sua resolução, decorrente da ação proactiva do Município que em simultâneo tem vindo a executar outras pequenas obras de melhoria do edifício e dos espaços exteriores, cujos encargos têm sido assumidos na íntegra pelo Município de Tábua”, refere comunicado da autarquia.

A Comissão de Acompanhamento foi criada de acordo com o Decreto-Lei nº 23/2019 de 30 de janeiro, e tem como propósito “monitorizar a implementação e desenvolvimento das competências assumidas pelo Município na área da saúde numa lógica de proximidade, bem como propor a adoção de medidas tendo em vista a concretização dos objetivos associados a esta área”.

O Município de Tábua assumiu a transferência de competências na área da Saúde em Abril de 2021, fazendo parte do primeiro grupo de Municípios que as aceitou voluntariamente.

Exit mobile version