Site icon Rádio Boa Nova

Tábua: Ministra da Agricultura presta “homenagem a todos os que trabalham arduamente na produção de Queijo Serra da Estrela”

O Pavilhão Multiusos de Tábua recebe, este fim-de-semana, a Tábua de Queijos e Sabores da Beira “que pretende posicionar-se como um evento de qualidade” e que apresenta uma mostra dos produtos endógenos associados ao concelho. Na inauguração, o autarca tabuense considerou o certame “um regresso ao mundo rural”.

Na 34ª edição, a organização espera, como é habitual, “contribuir para que as pessoas possam fazer o seu negócio e escoar os seus produtos”. Para tal, o espaço conta com mais de 120 expositores distribuídos por áreas distintas, como ofícios, artesanato, pão, zona animal e uma “zona central exclusiva” para produtos endógenos como o Queijo Serra da Estrela, enchidos, azeite, mel, doçaria e vinho do Dão. 

Com um programa “dirigido para as famílias”, com animação cultural, passeios a charrete, showcookings, oficinas infantis, fabrico de pão e provas de vinho, o Município espera atrair vinte mil visitantes.

A assumir o evento como uma “estratégia para o desígnio Tábua Encanto das Beiras”, Ricardo Cruz realçou o projeto da Queijaria Comunitária que “vai permitir que o concelho tenha Queijo DOP”.

A elogiar “a forma como a autarquia tabuense trata as queijeiras e os pastores”, Manuel Marques, presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, garantiu que o Município “pode contar com a entidade para “melhorar a qualidade de vida dos profissionais do setor primário”. À Ministra da Agricultura, fez um agradecimento público pelos apoios prestados à atividade da pastorícia.

Por sua vez, Raul Almeida, vice-presidente da CIM Região de Coimbra, destacou o “trabalho feito por Tábua” que tem “planeado o futuro até 2030” através de fundos comunitários. “Esta feira valoriza quem produz queijo, mas também toda a economia local”, afirmou, deixando “o compromisso em ajudar na concretização da Queijaria Comunitária”.

Ministra da Agricultura assegura que o setor é apoiado com “mil milhões de euros por ano”

Convidada a presidir a inauguração, Maria do Céu Antunes justificou a sua presença como prova de que “o Governo tem proximidade com cada território”. Assegurou que a tutela que representa presta apoios de mil milhões de euros por ano ao setor agrícola.

A Ministra da Agricultura adiantou que, em 2022, 52 milhões de euros reverteram para ajudas extraordinárias e que, este ano, esse apoio já se cifra nos 30 milhões. A Governante recordou que “no pós-incêndio, foi distribuída de imediato alimentação animal no valor de um milhão de euros”. Agora, a 1 de março, arrancou mais uma iniciativa de “apoio à produção” que conta já com “300 candidaturas e duas mil em fase de submissão”. “É preciso apostar na atividade agrícola para que também potencie a ocupação de territórios e combata a desertificação”, afirmou.

Em causa está também o “valor da produção que está em crescente na última década”. “Há uma valorização do Queijo Serra da Estrela enquanto produto de qualidade e, por isso, quero prestar uma homenagem pública aos pastores, queijeiros e a todos os que trabalham arduamente na produção desta iguaria”, sublinhou a ministra.

Veja a galeria de fotografias aqui.

Exit mobile version