Tábua abriu hoje as portas à 35ª Tábua de Queijos e Sabores da Beira que decorre até amanhã, dia 3, no Pavilhão Multiusos. No arranque do certame, o Município prestou homenagem às queijeiras e aos pastores responsáveis pela produção do Queijo Serra da Estrela e assegurou, através de protocolo assinado com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, apoio à sanidade animal (vacinas) dirigido aos mais de 190 criadores do concelho, abrangendo 4300 animais.
Momentos após a inauguração de uma rotunda de homenagem às queijeiras e aos pastores, onde constam três ovelhas grandes correspondendo a 10 anos cada uma e uma ovelha pequena simbolizando cinco anos para assinalar os 35 anos do evento, o presidente do Município de Tábua assumiu o certame, realizado neste fim de semana, de homenagem ao setor e aos seus intervenientes que têm possibilitado que “o setor ainda possa existir”.
Ao palco da Tábua de Queijos subiram, esta manhã, as queijeiras que participarem na primeira edição do evento, há 35 anos, assim como o único pastor. Às queijeiras o Município ofereceu capas de burel e ao pastor uma cajado em jeito de agradecimento pela dedicação a um trabalho que “é difícil”.
Porém, a considerar que “mais importante do que as homenagens é a ação”, o autarca Tabuense firmou um protocolo com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela destinado a apoiar a vacinação das ovelhas, indo muito mais além do que só o apoio monetário para a rede de águas e eletricidade . “Iremos apoiá-los e ajudá-los a legalizar as explorações no concelho”, disse Ricardo Cruz garantindo que o Município está assim a “trabalhar para o futuro”.
Neste domínio destacou o projeto da queijaria comunitária e o trabalho que está a ser desenvolvido junto da CIM Coimbra e da CCDR Centro tendo em vista o seu funcionamento. É que para a antiga escola primária de Vila do Mato está idealizada uma “incubadora” na área da produção do Queijo Serra da Estrela, tendo em vista a sua dinamização, preservação e certificação.
“Vou daqui mais tranquilo por aquilo que o Município faz em prol dos pastores e da região”, afirmou esta manhã o dirigente da ANCOSE, Manuel Marques.
O certame e a preocupação do Município na dinamização do setor do Queijo Serra da Estrela mereceram, hoje, o aplauso da CCDR Centro e da CIM da Região de Coimbra. Também o presidente da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital e presidente da autarquia oliveirense apreciou o empenho de Tábua na preservação do setor, e que é visível nos apoios que hoje foram anunciados.
A Tábua de Queijos e Sabores da Beira reúne no mesmo espaço os melhores produtos do concelho e da região, com destaque também para os vinhos do Dão.
Esta manhã , o evento contou com um atrativo especial. O ator e humorista Eduardo Madeira que protagonizou o vídeo promocional do certame marcou presença na abertura da Tábua de Queijos, sendo muito solicitado pelos tabuenses para as famosas selfies. Em Tábua, Eduardo Madeira apreciou a genuinidade dos sabores locais e convidou a região a marcar presença no evento. Mostrou-se fã do território pelas suas paisagens e, confidenciou até que está a pensar comprar uma casa, pela qual se deixou encantar, em Vale de Gaios.