Site icon Rádio Boa Nova

Tábua: Gala do Desporto “reconhece publicamente o trabalho e as conquistas dos atletas, dirigentes, clubes e associações do concelho”

A Gala do Desporto de Tábua regressou ao Centro Cultural de Tábua para “reconhecer e evidenciar publicamente o trabalho desenvolvido e as conquistas alcançadas por atletas, dirigentes, clubes e associações do concelho”.

No arranque do evento, David Pinto, vereador do Desporto do Município de Tábua, realçou que a Gala do Desporto pretende “celebrar o desporto e exaltar os feitos dos tabuenses nas diversas modalidades”. Para o responsável, trata-se “de um momento de afirmação da importância que o Município dispensa à prática desportiva e ao fomento de estilos de vida saudáveis enquanto instrumentos para promoção do bem-estar e qualidade de vida dos tabuenses”.

Na ocasião, David Pinto destacou o facto de a autarquia ser “merecedora de reconhecimentos e distinções” como “Município Amigo do Desporto, o certificado Qualidade pelo programa de atividade física sénior, integrar a Rede de Municípios Saudáveis”, o prémio relativo ao Plano de Manutenção de Instalações Desportivas e Complexos Desportivos de Qualidade”. “São a demonstração que as apostas do Município na promoção desportiva têm sido as mais corretas”, vincou, sublinhando que “é esse o caminho que se quer continuar a trilhar no futuro”. Segundo o vereador, “investir nos equipamentos desportivos municipais” e “apoiar os clubes e as associações são as maiores preocupações” do Município.

A propósito, e como forma de “reconhecer e apoiar o desenvolvimento de atividades recreativas e desportivas”, na Gala do Desporto foram assinados contratos-programa com cinco associações, no “âmbito da modalidade do atletismo”, em que a autarquia “cede gratuitamente a utilização da pista Mário Pinto Claro”.

Para Ricardo Cruz, presidente do Município, “a Gala do Desporto representa o reconhecimento do dia-a-dia e do envolvimento das pessoas nesta questão desportiva”. O autarca frisou a importância de “chamar todos à atividade física”. “Porque cada investimento que fazemos na atividade física, independentemente das modalidades, é o processo que contribui para a nossa saúde, bem-estar e sobretudo para sermos pessoas mais ativas, saudáveis e com melhor qualidade de vida”, afirmou.

O presidente de Tábua recuou no tempo para lamentar que “antes só se olhava para uma modalidade”. “Neste momento olhamos para todas as modalidades. Todas elas são importantes”, referiu, sublinhando que “o atleta passa a ter uma oferta variada”. Em Tábua, os números revelam que o desporto é praticado, de igual modo, desde os mais novos com dois anos de idade até aos seniores.

Da parte do Governo, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, marcou presença e na sua intervenção evidenciou que “Tábua coloca o desporto na prioridade da sua agenda de trabalho”, sendo notória a “qualidade das infraestruturas municipais”.

Pedro Mortágua Soares, da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, muniu-se de uma bandeira “Município Amigo do Desporto” para realçar que Tábua se destaca pelas boas práticas desportivas, sendo galardoada desde 2016. 

Associação Desportiva do Ano: União Desportiva de Tábua;

Equipa do Ano: GD Tabuense (Futsal Feminino- Seniores);

Dirigente do Ano: Sofia Figueiredo (Vogal Direção Casa do Povo de Tábua);

Atleta do Ano: Andreia Eliseu (Grupo Recreativo Eirense);

Treinador do Ano: Humberto Pessoa (GD Tabuense-Futsal Feminino- Seniores);

Evento Desportivo do Ano: 1º Enduro MK Mákinas;

Revelação do Ano: Individual: Maria Caseiro Dias (Escola Ciclismo BTTábua);

                                     Coletivo: Diogo Simões Rocha (Sub 12,Futebol 7, UD Tábua);

Mérito Desportivo: Andreia Eliseu (Grupo Recreativo Eirense);

Prémio Dedicação: Hugo Antunes “Bruce”;

Prémio Incentivo: Escola de Ciclismo BTTábua;

Prémio Carreira: Rui Mota;

Desporto Escolar: Tiago Matos (Remo);

Reconhecimento Municipal: Greenvolt – Energias Renováveis (instalação de torres de iluminação no Estádio Municipal).

Exit mobile version