Site icon Rádio Boa Nova

Tábua “está mais resiliente” com novo Centro Municipal de Proteção Civil

Tábua conta, a partir de hoje, com um novo Centro Municipal de Proteção Civil que permitirá “capacitar o concelho e a região”. Com as novas funcionalidades que o espaço oferece, Tábua “estará mais resiliente”.

Com um investimento de 180 mil euros, com comparticipação de 48 mil através do Centro 2020, os novos serviços de proteção civil permitem “transferir recursos num só espaço e maximizá-los em prol da população”. Na inauguração, feita precisamente aquando da comemoração do Dia Municipal da Coesão, a autarquia de Tábua contou com a presença de inúmeros representantes máximos da Proteção Civil nacional, regional e local, desde o Ministro da Administração Interna, Presidente e comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, comandante da Sub- Região de Coimbra, comandantes dos bombeiros locais, GNR, ICNF e INEM.

O novo Centro Municipal conta com uma sala de operações, com equipamentos de recolha e análise de todas as informações emanadas do sistema nacional de Proteção Civil. A estrutura possui ainda um auditório para ações de informação e sensibilização, gabinetes para os técnicos, zona de apoio como camaratas, cozinha e balneários, assim como armazém de equipamentos.

Segundo Ricardo Cruz, presidente do Município de Tábua, as novas instalações, na Rua da Indústria, dispõem de “novas valências” que permitirão aos agentes de proteção civil, nomeadamente bombeiros e GNR, agir com mais celeridade e coordenação. “Hoje damos um grande passo para sermos mais resilientes”, afirmou o autarca.

Trata-se de um projeto que vai ao encontro da política assumida pelo executivo na área da proteção civil. Na ocasião, Ricardo Cruz avançou que o Município tem apostado fortemente na limpeza da floresta, nas AIGP, Condomínios da Aldeia, Sistema de Videovigilância, entre outras ações. “Este Centro Municipal não é da Câmara Municipal. É sobretudo dos bombeiros e da população”, sublinhou, dando conta que o concelho tabuense conta com quatro Equipas de Intervenção Permanente, duas em cada corporação, em Tábua e Vila Nova de Oliveirinha.

Convidado de honra, o ministro da Administração Interna salientou que “o objetivo do Estado é promover comunidades mais coesas que são indispensáveis para o desenvolvimento saudável do território”. Aos bombeiros e GNR, José Luís Carneiro dirigiu umas palavras de “gratidão” pela prontidão na “proteção dos cidadãos”. Desta forma, parabenizou a autarquia de Tábua pelo investimento, que se vai traduzir numa “maior capacidade do sistema  de proteção civil e, consequentemente, num território preparado para as adversidades que possam surgir”. O novo espaço, com a “conjugação de esforços”, vai permitir “melhorar a capacidade de planeamento e monotorização de resultados”.

Num ano em que o Ministério da Administração Interna reforçou o dispositivo especial com 54 milhões de euros, “o maior valor de sempre”, José Luís Carneiro desejou “um verão tranquilo em Tábua e na região”.

Exit mobile version