A Quinta de S. Jacinto, em Midões, no concelho de Tábua, foi esta manhã o local escolhido para a apresentação da 35ª edição da Tábua de Queijos e Sabores da Beira, que vai decorrer nos dias 2 e 3 de março. A fazer um investimento na ordem dos 40 mil Euros, o Município liderado por Ricardo Cruz acredita no aumento do número de visitantes ao certame, esperando na ordem dos 15 mil em cada um dos dias.
As boas expectativas foram partilhadas pelo próprio autarca, que encara os 35 anos do certame que já contou com várias designações, como um marco histórico que merece ser assinalado. Por isso, a montante e a jusante do certame, há outras ações que vão acontecer como a requalificação de uma rotunda com monumento de homenagem às 38 queijeiras que participaram no primeiro certame em 1990, um documentário sobre os 35 anos da Feira que teve a sua primeira realização na Quinta de S. Jacinto e aposta na Carta Gastronómica do concelho.
Este ano a aposta recai também numa maior publicitação do evento, contando o Município com o humorista Eduardo Madeira no vídeo promocional do certame. Do mesmo modo, a autarquia vai marcar presença na BTL em Lisboa e na FITUR, em Madrid, com o objetivo de dar a conhecer o certame e atrair visitantes à feira. “Estamos a fazer uma campanha e promoção do evento com mais tempo e de forma mais abrangente”, referiu Ricardo Cruz, notando que o que se pretende não é apenas a venda de produtos no pavilhão, é também a venda da marca Tábua – O Encanto das Beiras e que as pessoas venham e durmam no alojamento local”.
O evento assume- se como um certame de “valorização do mundo rural” e que “pisca o olho aos turistas”. Ricardo Cruz considera o investimento como uma “injeção na economia local que se vai multiplicar em milhares de Euros” na promoção da marca “Tábua – O Encanto das Beiras”.
O certame, que vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Tábua, vai contar com cerca de 80 expositores de queijo, enchidos, mel e outros produtos endógenos do concelho e da região, a que se juntam mais 15 stands de promoção das Juntas de Freguesia e outros tantos destinados a um setor importante do concelho que é o pão e também o artesanato. No evento será dado destaque ao mundo rural com a venda de produtos hortícolas, mostra de animais e picadeiro. A reservar de igual modo um local para o “espaço infantil”, o certame volta a contar com uma área dedicada ao vinho do Dão, com nove stands, onde vai estar situada a Cidade do Vinho, numa parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho de que Tábua faz parte. Haverá ainda a realização de showcookings, com a participação de chefes de cozinha tabuenses, e vários momentos culturais assegurados pelas coletividades do concelho e no âmbito da parceria com a Fundação Inatel.
Ricardo Cruz garante que toda a organização está a trabalhar para que este seja o maior certame de sempre, adequando as condições ao aumento do número de visitantes. “Estamos muito esperançados”, disse confiante o autarca.