Site icon Rádio Boa Nova

Tábua de Queijos e Sabores da Beira vai decorrer nos quatro domingos de março

A “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” vai decorrer, este ano, “num formato diferente”. Para além da venda online, a iniciativa promovida pelo Município de Tábua vai acontecer nos quatro domingos de março, com a realização dos mercados do Queijo (dia 6), Pão, Mel e Doçaria (13), Enchidos (20) e Vinho e Artesanato (27), no espaço do Mercado Municipal.

Desta forma, o evento de referência na região promete “a mesma qualidade dos produtos, sempre de excelência”. A garantia foi dada, esta manhã em conferência de imprensa, por Ricardo Cruz, presidente do Município de Tábua, adiantando que a iniciativa insere-se “numa estratégia de alavancar o mundo rural, num compromisso que foi assumido pelo atual executivo”.

Desta forma, o Município não quer “perder o evento” que decorria no Pavilhão Multiusos de Tábua, que nesta altura de pandemia “está afeto à vacinação”. A opção passou, por isso, por transformar a iniciativa, recaindo a novidade na abertura do Mercado Municipal nos quatro domingos do mês.

Representando um investimento de cerca de cinco mil euros, a Tábua de Queijos e Sabores da Beira aposta, uma vez mais, na venda de produtos online. O queijo, o vinho do Dão, os enchidos, mel, azeite e pão são alguns dos produtos endógenos que se encontram nos cabazes “Merenda da Beira” e “Mundo Rural” vendidos na plataforma digital Dott, mas que também estarão disponíveis nas bancas do Mercado Municipal.

 “A iniciativa vai decorrer ao longo dos quatro domingos, respeitando aquela que era a data mais tradicional, 5 e 6 de março, o primeiro fim-de-semana de Março”, explicou o autarca.

Tendo por base o “feedback bastante positivo” do ano passado, o presidente do Município não tem dúvidas de que o certame “ajuda a economia local”.

Apesar de o Governo estar a levantar algumas restrições no que diz respeito à pandemia, o executivo liderado por Ricardo Cruz prefere aguardar por 2023 para que “o evento de grandes massas” possa regressar ao Pavilhão Multiusos.

Segundo adiantou David Pinto, vereador das Feiras e dos Mercados, que esta manhã apresentou o programa da Tábua de Queijos e Sabores da Beira, o certame arranca no dia 4 de março, com uma sessão de abertura que vai decorrer no Pavilhão Multiusos. Na ocasião será apresentado o novo projeto que o Município de Tábua está a desenvolver em parceria com a ANCOSE de criação da Queijaria Comunitária/ Centro de Interpretação do Queijo e do Mundo Rural.

Ao longo da iniciativa, vão decorrer workshops, destacando-se também a realização de um colóquio sobre alimentação saudável e uma sessão de esclarecimento relativa a programas de apoio, nos espaços da Biblioteca Municipal João Brandão e no Pavilhão Multiusos. A animação cultural será permanente no espaço do Mercado Municipal.

“Faremos esta dinâmica para que mais pessoas possam vir sempre em segurança”, afirmou David Pinto, notando que apesar de não haver limitação no que respeita ao número de pessoas, serão mantidas as práticas de higienização das mãos e o uso de máscara.

Na realização da Tábua de Queijos e Sabores da Beira, o Município de Tábua conta com a parceria da ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, da Associação de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) e Fundação INATEL.

Exit mobile version