Site icon Rádio Boa Nova

Tábua de Queijos e Sabores da Beira: “Queremos atingir os 30 mil visitantes”

É já nos próximos dias 6, 7 e 8 de março que realiza a 31ª edição do “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, no Pavilhão Multiusos de Tábua.

O objetivo da autarquia é “atingir e, se possível, superar os 30 mil visitantes” ao certame que promove os produtos locais como o queijo da Serra, os enchidos, o pão, o mel e o vinho do Dão.

Mário Loureiro, presidente do Município de Tábua, na conferência de imprensa de apresentação do evento, adiantou que o desejo da autarquia é superar o número de visitantes registado nas últimas edições.

O autarca começou por detalhar o programa da festa que se inicia na sexta-feira, dia 6 de março, com a “inauguração de um monumento de homenagem ao pastor”, em São Geraldo, na União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha.

No dia 7, sábado, o responsável destacou o showcooking com o chef Luís Lavrador, “no âmbito da CIM Região de Coimbra, Região Europeia da Gastronomia 2021”.

A prova de vinhos também constitui um dos momentos altos do segundo dia. “O nosso vinho, aliado ao queijo, ao pão e aos enchidos trazem muita gente a Tábua”, defendeu.

Já no último dia do certame, destaque para a “eleição da Rainha das Vindimas”, integrada numa “iniciativa que decorrerá a nível nacional, promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho”.

Com as expetativas elevadas, Mário Loureiro referiu que “espera fazer este evento com um investimento inferior a 30 mil Euros, ou seja, menos de um euro por visitante”.

Por sua vez, Ricardo Cruz, vice-presidente da autarquia de Tábua, explicou pormenorizadamente como está organizado o evento no Multiusos. Segundo o responsável, o piso zero do pavilhão é dedicado às “artes e aos ofícios”, com a apresentação e venda de produtos endógenos da região e do concelho.

Para degustar de produtos ou de refeições estarão presentes “tasquinhas, numa colaboração com as Juntas de Freguesia e Associações Locais”. Também o pão estará nas montras numa área reservada à “promoção de padarias e pastelarias”. Ainda no mesmo piso encontra-se o palco onde decorrerão espetáculos ao longo dos dias da feira.

Como é habitual, a área exterior do pavilhão é também palco de inúmeras iniciativas. As “galerias” vão presentear os visitantes com produtos hortícolas e frutos secos.

O Grupo Gea volta a marcar presença no “Tábua de Queijos”, “numa valorização do mundo animal, com mostra de animais como ovelhas, cão da Serra e momentos de tosquia”. Na conhecida área do “Picadeiro” vão-se realizar as habituais “voltas a cavalo”.

O primeiro piso é dedicado a bebidas. Para além de uma zona de café e bar, encontram-se stands para provas de vinhos e licores.

De acordo com os autarcas, o certame contou com cerca de 40 inscrições de expositores, o que leva à autarquia a “começar a pensar em alargar o espaço”.

Exit mobile version