Site icon Rádio Boa Nova

Surto na Arcial com quatro utentes e cinco funcionárias infetadas. CAO encerrado nesta semana

A ARCIAL, instituição que presta apoio a deficientes na cidade de Oliveira do Hospital tem, a esta altura, quatro utentes e cinco funcionárias infetadas. O surto afeta sobretudo as residências autónomas (três utentes e quatro funcionárias), afetando também a valência de Centro de Atividades Ocupacionais, com uma funcionária e uma utente infetadas.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o presidente da direção da Arcial adiantou que “o surto está circunscrito às residências autónomas” ocupadas por 10 jovens. Artur Abreu referiu que foi naquela valência que “surgiu um surto que afetou mais os funcionários, num total de quatro trabalhadores e três utentes infetados. “Dos 10 utentes, dois foram passar as festas a casa e não regressaram. Dos oito estão três infetados. Dos cinco trabalhadores das Residências Autónomas, quatro estão infetados”, explicou.

Na valência de Centro de Atividades Ocupacionais também foram identificadas duas pessoas com infeção por Covid-19: uma trabalhadora e uma utente que estiveram na instituição a 23 de dezembro. Segundo Artur Abreu, um conjunto de 10 pessoas (cinco utentes e cinco funcionárias) vão hoje realizar teste, por terem estado em contacto com a utente. Porém, como já passaram 12 dias, o responsável está em crer que não será motivo de grande preocupação.

Entre os infetados, a funcionário do CAO é a que apresenta sintomatologia grave, encontrando-se internada e ventilada. Segundo Artur Abreu a trabalhadora “já passou um mau bocado e, neste momento, está mais estabilizada”. Os restantes infetados apresentam sintomas ligeiros e todos se encontram em casa. O presidente da direção destaca a dedicação de uma funcionária das Residências Autónomas, que está infetada e se encontra em isolamento e a trabalhar na residência onde permanecem os três utentes positivos. Artur Abreu realça “a coragem, a disponibilidade, o espírito de sacrifício e doação à comunidade” demonstrados pela colaboradora da instituição.

O surto identificado nas Residências Autónomas obrigou a “uma reorganização” (das cinco funcionárias, quatro estão infetadas) dos serviços. Por isso, ao longo desta semana só estão em atividades alguns grupos de formação profissional e o CAO está encerrado.

Exit mobile version