Site icon Rádio Boa Nova

Sobe para quatro o número de alunos da ESTGOH infetados com Covid-19 (notícia atualizada)

Subiu para quatro o número de alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) infetados com Covid-19

Em declarações à Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento, Delegada de Saúde Pública de Oliveira do Hospital, adiantou que, até ao momento, quatro jovens, não residentes no concelho oliveirense mas a estudar na ESTGOH, testaram positivo para a Covid-19.

Segundo a responsável, os infetados “habitam no mesmo apartamento”. A esta altura, a autoridade de saúde local continua a “fazer o levantamento dos contactos diretos” das pessoas infetadas para que fiquem em isolamento.

Guiomar Sarmento relembrou que “qualquer pessoa pode ter o vírus e não ter carga viral”, por isso, “não convém fazer o teste cedo de mais”.

A responsável repudia a “atitude irresponsável” dos jovens da Escola Superior que têm realizado festas nas suas habitações.

Recorde-se que, na passada quarta-feira, confirmou-se o primeiro caso de Covid-19 naquela escola. De acordo com o presidente da ESTGOH, Carlos Veiga, o aluno terá sido infetado “em contexto familiar”, uma vez que foi alertado pela autoridade de saúde do seu concelho de que os seus pais tinham testado positivo.

Sobre a situação atual no concelho de Oliveira do Hospital, Guiomar Sarmento adiantou à Rádio Boa Nova que não há registo de mais novos casos para além destes de alunos da ESTGOH. Quanto ao surto na Fundação Aurélio Amaro Diniz, a delegada referiu que estão a aguardar os “testes de cura” para saber se os infetados já recuperaram da doença. “Estamos a aguardar os resultados para encerrar o surto na Fundação”, disse.

Atualização às 12h00:

Contactado pela Rádio Boa Nova, o presidente da ESTGOH, adiantou que  os alunos do primeiro e segundo anos “cursos da área de gestão” se encontram em casa, podendo assistir às aulas online. A medida já tinha sido comunicada aos alunos através de email, quando foi confirmado o primeiro caso de Covid-19.

Carlos Veigas notou, porém que a ESTGOH se mantém de portas abertas, para permitir que alunos que não disponham de equipamento para acesso online possam assistir às aulas.

Para as restantes turmas da ESTGOH, vigora o regime presencial, podendo os alunos optar também por ficar em casa e ter acesso às aulas online.

“Estamos a fazer por proteger os alunos, professores e funcionários”, referiu Carlos Veiga à Rádio Boa Nova, apelando aos alunos para que tenham “comportamentos responsáveis”.

Exit mobile version