Site icon Rádio Boa Nova

“Sit Flexi”: 235 reservas em Oliveira do Hospital nos primeiros meses do projeto

Implementado em agosto de 2021, o projeto de “Transporte Flexível a Pedido – Sit Flexi”, da CIM Região de Coimbra, alcançou 235 reservas no concelho de Oliveira do Hospital, nos primeiros meses de execução.

De acordo com Nuno Ribeiro, vereador do Município oliveirense com a pasta da Mobilidade, depois do período de experimentação, o projeto piloto iniciou agora “a fase de contratação”. A “previsão do investimento para 12 meses ronda os 7 900 Euros”, sendo que a Câmara Municipal “assegura 20%”

Neste momento, o “Sit Flexi” está a ser implementado em 17 Municípios da Região de Coimbra e “já chegou a 49 mil pessoas”, o que representa uma “forte adesão”.

Feito em “parceria com os operadores de táxi locais”, o serviço “é uma solução e um complemento à rede pública regular para que os munícipes possam ter melhor mobilidade” e “garante uma maior cobertura em quase toda a extensão territorial”.

Em Oliveira do Hospital, o projeto piloto começou com “quatro rotas, abrangendo 24 lugares, três vezes por semana”. Agora, com a “contratação” do mesmo, “o objetivo é ter oito rotas e 28 lugares, também três vezes por semana”, como explicou o autarca na última reunião pública da Câmara Municipal. “Pretende-se, ainda, cobrir as zonas em que, no período não escolar, não há acesso ao transporte público. Todos os locais onde existe transporte público apenas de manhã e à tarde, há a possibilidade de existir este serviço a meio do dia. Há duas zonas que estão ainda a ser fechadas”, referiu Nuno Ribeiro.

O vereador recordou que “o serviço prestado com preços semelhantes aos de uma viagem de autocarro distingue-se por ser ativado mediante reservas gratuitas por telefone” (800 200 201).

Com uma “média de 32 reservas por mês” nos primeiros meses, Nuno Ribeiro considera “assinalável” a adesão do concelho.

“Sit Flexi” pretende “aproximar zonas mais isoladas ao centro do Município de Oliveira do Hospital”.

Recorde-se que esta modalidade de transporte contou, nos meses de experimentação, com quatro rotas (Pedras Ruivas, Pinheirinho, Rio de Mel e Gramaça) com destino à sede do concelho.  

Exit mobile version